Friday, May 09, 2008

Galeria Emma Thomas: Artistas Mineiros e Cariocas



Se o conteúdo não aparecer corretamente, por favor clique aqui.


EXPOSIÇÃO TERCEIRO ESPAÇO REÚNE ARTISTAS MINEIROS E CARIOCAS NA GALERIA EMMA THOMAS

A exposição coletiva Terceiro Espaço dá continuidade ao projeto Novos Curadores na galeria Emma Thomas, com Wagner Rossi e Alexandre Hipólito que selecionaram artistas do Rio de Janeiro (Felix Richter, Julia Debasse, Tereza Costa, Winnie Colvin, Gabriela Mureb, Miguel Bandeira e Pedro França) e de Minas Gerais (Cássia Macieira, Daniella de Moura, José Paulo Neves, Luciana Lyrio, Patrícia Franca, Paulo Nazareth, Rodrigo Castro de Jesus e Rodrigo Mogiz). A proposta é unir nomes e trabalhos dos dois Estados sem determinar especificidades regionais, mas sim convergir percursos e propostas para um terceiro lugar aparentemente neutro.


A galeria Emma Thomas, em São Paulo é, então, o espaço para o diálogo entre estas produções, atuando como um entremeio capaz de propiciar à exploração das diversas possibilidades que surgem nesse encontro. Contudo, por ser um lugar com características específicas - geográficas, cartográficas, sociais, culturais - a galeria funciona também, nesse caso, como espaço de transformação e reorganização das propostas que acolhe, influindo ativamente na apresentação dos trabalhos.

Os curadores Wagner Rossi e Alexandre Hypólito trabalham a idéia de caminhada e percurso, tanto na produção individual de cada artista, quanto pela característica de deslocamento geográfico. Sem uma definição pré-concebida e limitadora de percursos e experiências, a mostra contempla um número generoso de artistas envolvidos em momentos distintos de produção e prática artística. Assim, não havendo uma linguagem específica ou unificadora nesta produção, o que pode ser apreendido é a grande variedade de processos e suportes, conceitos e proposições. Entre os trabalhos escolhidos, o corpo e a paisagem são dois temas evidentes, não fechados em seus conceitos rígidos, mas abertos a trocas e sentidos múltiplos.

Aqui, corpo e paisagem não se fixam, são transitoriedades direcionadoras de deslocamentos conceituais que permitem assimilar corpo como paisagem e paisagem como corpo, definindo a amplitude simbólica, estética, textual como força capaz de evidenciar a impossibilidade de fusão entre as diferenças, sejam elas culturais, geográficas, sociais ou políticas.

sobre a galeria

As artistas plásticas e estilistas Juliana Freire, 30 anos, e Flaviana Bernardo, 28 anos, são as idealizadoras da galeria Emma Thomas. A Galeria é um espaço informal inaugurado em 2006 a fim de abrigar a recente produção artística contemporânea brasileira. Conta com aproximadamente, 300 m² - de área interna e externa - para realizar mostras.


A galeria tem o objetivo de promover a produção nacional contemporânea, fomentar a produção de novas linguagens como vídeo, sound art, arte e tecnologia e difundir a produção laboratorial, dentro do circuito nacional das artes visuais.

Desde a sua inauguração, a Galeria Emma Thomas transformou-se em palco de produção e divulgação de artistas que se identificaram com o espaço e com a proposta inovadora de trabalho da Galeria. Durante este período, recebeu mensalmente cerca de 30 novos portfólios de várias cidades do País, mostrando que realmente existe uma deficiência por um espaço democrático de experimentação artística.


A entrada é gratuita e os interessados podem agendar visitas pelo site www.emmathomas.com.br. As obras estão à venda e podem ser adquiridas durante o período das exposições. Obras dos artistas representados também podem ser vistas no acervo da Galeria.



Artistas de Minas Gerais - curadoria de Wagner Rossi

Cássia Macieira - espaço externo

Daniella de Moura - espaço interno

José Paulo Neves - espaço externo

Luciana Lyrio - espaço externo

Patrícia Franca - espaço interno

Paulo Nazareth - espaço interno

Rodrigo Castro de Jesus - espaço interno

Rodrigo Mogiz - espaço interno



Artistas do Rio de Janeiro - curadoria de Alexandre Hypólito

Galeria:

- Felix Richter

- Julia Debasse

- Tereza Costa

- Winnie Colvin

Área externa:

- Gabriela Mureb

- Miguel Bandeira

- Pedro França



Projeção de vídeos: apresentação na abertura da mostra

- Bruno Prada

- Guilherme Andries

- João Penoni

- Leonardo Ayres



TERCEIRO ESPAÇO NA GALERIA EMMA THOMAS

Endereço: Rua Augusta, 2052 - Cerqueira César

Entrada: gratuita

horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 16h às 20h. sábados, das 20h à meia-noite.

Curadoria : Alexandre Hypólito (RJ) e Wagner Rossi (MG)

Abertura:10 de maio, das 18h às 20h.

Encerramento: 19 de julho, das 20h à meia-noite.

+ informações e fotos

Fernanda Couto
11 8105-7051

contato@emmathomas.com.br


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Thank you for the auspicious writeup. It actually was once a leisure account it.

Look complicated to more introduced agreeable from you!
However, how can we keep up a correspondence?
Also visit my site ; how much can you make with binary options

7:48 PM  

Post a Comment

<< Home