FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA
Prezad@s Colegas e Amig@s,
O Fórum de Ciência e Cultura (www.forum.ufrj.br), a Escola de Comunicação e o Programa de Pós-Comunicação da UFRJ gostariam de convidá-l@s para a Mostra de filmes de Hirokazu Kore-eda e Shinji Aoyama, dois dos mais importantes cineastas japoneses contemporâneos. A mostra acontecerá no Salão Moniz de Aragão Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, de 12 a 15 de maio, sempre às 19rs. A programação segue abaixo.
Após a mostra teremos a satisfação de receber a Profa. Linda Erlich (Case Western Reserve University) que fará uma palestra intitulada "`Nobody Knows' and and the Resonant Gesture on Screen", no Auditório do Centro de Produção Multimídia (CPM) de Escola de Comunicação da UFRj, no dia 20 de maio (terça-feira), das 15 às 16:30. A palestra será feita em inglês sem tradução e haverá exibição de trechos dos filmes discutidos. Mais informações sobre a palestra estão abaixo. A entrada para os eventos é gratuita.
Endereço:
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Palácio Universitário da Praia Vermelha
2º. andar
Auditório da CPM
Em frente à Escola de Comunicação da UFRJ
Av. Pasteur, 250 - Urca – Rio de Janeiro
(esquina com Av. Venceslau Brás)
Tel: 2295-1595 / Ramais: 109, 113 e 117
Localização
Esquina das Avenidas Venceslau Brás e Pasteur
Referências
Ao lado do Instituto Phillipe Pinel. Em frente ao Iate Clube. Próximo aos shoppings Rio Sul e Rio Plaza (antigo Off Price) e ao Canecão
Ônibus
Sentido Zona Sul-Centro - ponto de desembarque em frente ao Instituto Phillipe Pinel. Sentido Centro-Zona Sul - ponto de desembarque em frente ao Rio Plaza Shopping
Metrô
Estação mais próxima - Botafogo. Pegar o ônibus de integração com a Urca e desembarcar em frente ao Instituto Phillipe Pinel
Estacionamentos
Vaga Certa nas ruas Xavier Sigaud e Lauro Müller
Estacionamentos nos shoppings Rio Sul e Rio Plaza
Mostra Kore-eda e Ayoama
DIRETORES
Hirokazu Kore-eda
Em um curto período de tempo, Hirokazu Koreeda ganhou reputação como um dos mais importantes diretores do cinema contemporâneo japonês. Sua obra costuma abordar temas como memória, morte e perda, que transitam do ficcional para o real, da narração para invenção, do público para o privado, quase imperceptivelmente. Seu primeiro longa-metragem, Maborosi (1995), venceu prêmios dos festivais de Veneza e de Chicago.
Shinji Aoyama
Durante o início da carreira, Shinji Aoyama foi muito comparado a Takeshi Kitano por fazer filmes de ação contemplativos e com forte uso de humor. O lançamento de Eureka, contudo, marcou uma transformação em sua obra: as tramas passam a apresentar um certo aspecto especulativo, em que os meios são mais importantes que os fins. Hoje, Aoyama é um dos cineastas japoneses mais interessantes oriundos do Japão. Sua obra passa, assim como seus filmes, passa constantemente por redefinições.
DIA 12 de Maio (segunda-feira), 19 hrs – Maborosi: A Luz da ILusão, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 1995, 110 min) – legenda em Português
Um homem comete suicídio sem avisos ou razões aparentes, deixando Yumiko, sua mulher, e um filho pequeno desamparados. Yumiko, então, case-se novamente e se muda de Osaka para uma pequena cidade pesqueira. Lá, continua a procurar algum significado para sua vida solitária.
DIA 13 de Maio (terça-feira), 19 hrs – Depois da Vida, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 1998, 118 min) – legenda em Português
Toda segunda-feira de manhã, um time de conselheiros dá boas-vindas a grupos de pessoas que acabaram de morrer, com a missão de ajudarem-nas a escolher suas melhores memórias, que durarão por toda a eternidade. Na quinta-feira, cineastas começam a recriar as memórias selecionadas, e ao fim da semana elas são exibidas em um cinema, antes de seus donos irem para o céu
DIA 14 de Maio (quarta-feira), 19 hrs - Ninguém Pode Saber, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 2004, 141 min) – legenda em Português
Em Tóquio, Keiko e seus quatro filhos passam a morar em um pequeno apartamento. As crianças têm pais diferentes e nunca foram à escola, mas vivem felizes juntos. Quando Keiko encontra um novo namorado, ela deixa as crianças sozinhas, deixando seu filho mais velho, Akira, de 12 anos, como responsável pelos irmãos. Quando não há mais dinheiro, ele tenta encontrar maneiras de sobreviver com os irmãos mais novos.
DIA 15 de Maio (quinta-feira), 19 hrs. – Eureka, de Shinji Aoyama (Japão, 2000, 217 min) – legenda em Inglês
Após um assassino seqüestrar e matar quase todos os presentes em um ônibus, o motorista e dois jovens sobreviventes passam a viver juntos, partindo logo a seguir em uma viagem.
DIA 20 de Maio (terça-feira) 15 hrs. – Palestra da Profa. Linda Erlich: "`Nobody Knows' and and the Resonant Gesture on Screen"
A palestra terá como ponto de partida o filme Ninguém Pode Saber (Nobody Knows) de Kore-eda e estabelecerá um diálogo com filmes como Ladrões de Bicicleta de Vittorio de Sica, Panthar Panchali de Satyajit Ray, O Espírito da Colméia de Victor Erice e O Sol é para Todos de Robert Mulligan, privilegiando os estudos dos gestos nestes filmes centrados no universo infantil e na sua passagem para o mundo adulto.
Linda Ehrlich é Escritora e Professor Associada de Japonês, Literatura Mundial e Cinema da Case Western Reserve University, co-editora de Cinematic Landscapes (University of Texas Press, 1994; Segunda edição 2000), antologia de artigos sobre a interface entre artes visuais e os cinema da China e do Japão, e autora de An Open Window: The Cinema of Víctor Erice (2007). Recentemente, ela concluiu dois livros: A Particular Slant of Light (prosa poética sobre paisagem e filme), Like Sculpture to the Blind (livros de poemas).
Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no link: http://www.forum.ufrj.br.
Esperamos contar com sua presença e divulgação para eventuais interessados,
Beatriz Resende,
Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Ivana Bentes,
Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ
Micael Herschmann,
Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFRJ
Denilson Lopes,
Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Dear Colleagues and Friends.
This is just to let you know about a short retrospective about Hirokazu Kore-eda and Shinji Aoyama that we're organizing.
Best, Denilson Lopes
O Fórum de Ciência e Cultura (www.forum.ufrj.br), a Escola de Comunicação e o Programa de Pós-Comunicação da UFRJ gostariam de convidá-l@s para a Mostra de filmes de Hirokazu Kore-eda e Shinji Aoyama, dois dos mais importantes cineastas japoneses contemporâneos. A mostra acontecerá no Salão Moniz de Aragão Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, de 12 a 15 de maio, sempre às 19rs. A programação segue abaixo.
Após a mostra teremos a satisfação de receber a Profa. Linda Erlich (Case Western Reserve University) que fará uma palestra intitulada "`Nobody Knows' and and the Resonant Gesture on Screen", no Auditório do Centro de Produção Multimídia (CPM) de Escola de Comunicação da UFRj, no dia 20 de maio (terça-feira), das 15 às 16:30. A palestra será feita em inglês sem tradução e haverá exibição de trechos dos filmes discutidos. Mais informações sobre a palestra estão abaixo. A entrada para os eventos é gratuita.
Endereço:
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Palácio Universitário da Praia Vermelha
2º. andar
Auditório da CPM
Em frente à Escola de Comunicação da UFRJ
Av. Pasteur, 250 - Urca – Rio de Janeiro
(esquina com Av. Venceslau Brás)
Tel: 2295-1595 / Ramais: 109, 113 e 117
Localização
Esquina das Avenidas Venceslau Brás e Pasteur
Referências
Ao lado do Instituto Phillipe Pinel. Em frente ao Iate Clube. Próximo aos shoppings Rio Sul e Rio Plaza (antigo Off Price) e ao Canecão
Ônibus
Sentido Zona Sul-Centro - ponto de desembarque em frente ao Instituto Phillipe Pinel. Sentido Centro-Zona Sul - ponto de desembarque em frente ao Rio Plaza Shopping
Metrô
Estação mais próxima - Botafogo. Pegar o ônibus de integração com a Urca e desembarcar em frente ao Instituto Phillipe Pinel
Estacionamentos
Vaga Certa nas ruas Xavier Sigaud e Lauro Müller
Estacionamentos nos shoppings Rio Sul e Rio Plaza
Mostra Kore-eda e Ayoama
DIRETORES
Hirokazu Kore-eda
Em um curto período de tempo, Hirokazu Koreeda ganhou reputação como um dos mais importantes diretores do cinema contemporâneo japonês. Sua obra costuma abordar temas como memória, morte e perda, que transitam do ficcional para o real, da narração para invenção, do público para o privado, quase imperceptivelmente. Seu primeiro longa-metragem, Maborosi (1995), venceu prêmios dos festivais de Veneza e de Chicago.
Shinji Aoyama
Durante o início da carreira, Shinji Aoyama foi muito comparado a Takeshi Kitano por fazer filmes de ação contemplativos e com forte uso de humor. O lançamento de Eureka, contudo, marcou uma transformação em sua obra: as tramas passam a apresentar um certo aspecto especulativo, em que os meios são mais importantes que os fins. Hoje, Aoyama é um dos cineastas japoneses mais interessantes oriundos do Japão. Sua obra passa, assim como seus filmes, passa constantemente por redefinições.
DIA 12 de Maio (segunda-feira), 19 hrs – Maborosi: A Luz da ILusão, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 1995, 110 min) – legenda em Português
Um homem comete suicídio sem avisos ou razões aparentes, deixando Yumiko, sua mulher, e um filho pequeno desamparados. Yumiko, então, case-se novamente e se muda de Osaka para uma pequena cidade pesqueira. Lá, continua a procurar algum significado para sua vida solitária.
DIA 13 de Maio (terça-feira), 19 hrs – Depois da Vida, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 1998, 118 min) – legenda em Português
Toda segunda-feira de manhã, um time de conselheiros dá boas-vindas a grupos de pessoas que acabaram de morrer, com a missão de ajudarem-nas a escolher suas melhores memórias, que durarão por toda a eternidade. Na quinta-feira, cineastas começam a recriar as memórias selecionadas, e ao fim da semana elas são exibidas em um cinema, antes de seus donos irem para o céu
DIA 14 de Maio (quarta-feira), 19 hrs - Ninguém Pode Saber, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 2004, 141 min) – legenda em Português
Em Tóquio, Keiko e seus quatro filhos passam a morar em um pequeno apartamento. As crianças têm pais diferentes e nunca foram à escola, mas vivem felizes juntos. Quando Keiko encontra um novo namorado, ela deixa as crianças sozinhas, deixando seu filho mais velho, Akira, de 12 anos, como responsável pelos irmãos. Quando não há mais dinheiro, ele tenta encontrar maneiras de sobreviver com os irmãos mais novos.
DIA 15 de Maio (quinta-feira), 19 hrs. – Eureka, de Shinji Aoyama (Japão, 2000, 217 min) – legenda em Inglês
Após um assassino seqüestrar e matar quase todos os presentes em um ônibus, o motorista e dois jovens sobreviventes passam a viver juntos, partindo logo a seguir em uma viagem.
DIA 20 de Maio (terça-feira) 15 hrs. – Palestra da Profa. Linda Erlich: "`Nobody Knows' and and the Resonant Gesture on Screen"
A palestra terá como ponto de partida o filme Ninguém Pode Saber (Nobody Knows) de Kore-eda e estabelecerá um diálogo com filmes como Ladrões de Bicicleta de Vittorio de Sica, Panthar Panchali de Satyajit Ray, O Espírito da Colméia de Victor Erice e O Sol é para Todos de Robert Mulligan, privilegiando os estudos dos gestos nestes filmes centrados no universo infantil e na sua passagem para o mundo adulto.
Linda Ehrlich é Escritora e Professor Associada de Japonês, Literatura Mundial e Cinema da Case Western Reserve University, co-editora de Cinematic Landscapes (University of Texas Press, 1994; Segunda edição 2000), antologia de artigos sobre a interface entre artes visuais e os cinema da China e do Japão, e autora de An Open Window: The Cinema of Víctor Erice (2007). Recentemente, ela concluiu dois livros: A Particular Slant of Light (prosa poética sobre paisagem e filme), Like Sculpture to the Blind (livros de poemas).
Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no link: http://www.forum.ufrj.br.
Esperamos contar com sua presença e divulgação para eventuais interessados,
Beatriz Resende,
Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Ivana Bentes,
Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ
Micael Herschmann,
Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFRJ
Denilson Lopes,
Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Dear Colleagues and Friends.
This is just to let you know about a short retrospective about Hirokazu Kore-eda and Shinji Aoyama that we're organizing.
Best, Denilson Lopes
0 Comments:
Post a Comment
<< Home