DeVercidade
DeVERcidade chega à quarta edição de 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões
Neste momento milhões de imagens são criadas, produzidas coletivamente e compartilhadas em redes de escala mundial. Que imagens são essas? Quem são seus autores? O que dessa produção permanecerá como memória e corpo do nosso tempo? Estas são algumas questões levantadas pelo Instituto da Fotografia – IFOTO com a quarta edição do deVERcidade, mostra de fotografia e artes visuais que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro de 2010 no entorno do Mercado dos Pinhões, na Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará.
No galpão em ruínas ao lado do Mercado dos Pinhões vai se concentrar a exposição de ensaios de 43 fotógrafos selecionados de 11 estados e do Distrito Federal. Mais três artistas e dois coletivos foram convidados pelo Instituto para apresentar trabalhos na mostra. São eles, os artistas visuais José Tarcísio, Alexandre Veras e Milena Travassos e os coletivos Balbucio e Alumbramento. Além destes, o deVERcidade contará ainda com alguns trabalhos do homenageado desta edição, o fotógrafo baiano Mário Cravo Neto, falecido em agosto de 2009. Nos anos anteriores foram homenageados o historiador Nirez e os fotógrafos Chico Albuquerque e José Albano.
O deVERcidade conta ainda com oficinas e palestras ministradas e proferidas por nomes importantes das artes visuais no país. Entre eles, Diógenes Moura (curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de Sâo Paulo), Eder Chiodetto (curador de fotografia), Rosely Nakagawa (curadora e pesquisadora), o blogueiro Alexandre Belém (www.olhave.com.br/blog), entre outros. O deVERcidade é uma realização do IFOTO, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza e apoio cultural da Oi Futuro.
deVERcidade – Dentro e Fora do Olhar
A quarta edição do deVERcidade apresenta uma investigação DENTRO E FORA DO OLHAR, propondo uma reflexão sobre os rumos que a fotografia contemporânea vem seguindo, abrindo a possibilidade para que os mais diversos segmentos possam colaborar na ampliação deste debate.
Em uma sociedade hiper-imagética o olhar experimenta a cegueira do excesso e a exaustão da repetição, que esvazia e dessignifica sentidos e compreensões. Ao mesmo tempo, transbordamentos e contaminações são incorporados ao processo de construção de imagens. Fotografia, Artes Visuais e Audiovisual trocam entre si signos e possibilidades de criação, instituindo novas formas de vivenciar o olhar. O Autor se multiplica em coletivos e situações e, no limite, se esvai. O Observador também compartilha da autoria. O processo de criação é Obra. O espaço expositivo pode ser o Corpo, o Ar ou uma Sensação.
Selecionados para o deVERcidade 2010
O Ifoto recebeu para o deVERcidade mais de 280 inscrições, que representaram 2.686 fotografias em propostas de exposições e 49 projetos de instalação. Os trabalhos inscritos foram analisados pela curadoria composta por Silas de Paula (Fotógrafo, Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC e Curador do IFOTO), Paulo Amoreira (Designer, Fotógrafo, Coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR e Curador do IFOTO), Tiago Santana (Fotógrafo, Editor e Curador do IFOTO), Eduardo Frota (Artista Plástico e Curador), André Scarlazzari (Diretor de arte e Cenógrafo) e Bia Fiúza (Fotógrafa e Diretora do IFOTO).
OS SELECIONADOS
De São Paulo: Alberto Oliveira, Beatriz Pontes, Célia Mello, Daniel Ducci, Fernanda Prado, Fernanda Preto, Iatã Cannabrava, Isaumir Nascimento, Lívia Aquino, Márcio Távora, Natália Tonda, Paulo Pereira - Grupo Reverbe.
Do Ceará: Analice Diniz, Projeto Balbucio, Aziz Ary, Camila Araujo, Fred Parente, Haroldo Saboia, Henrique Torres, Julia Braga, Leonardo Ferreira Melo, Pedro Martins e Sergio Carvalho.
Do Rio de Janeiro: Ana Dalloz, Antonia D'Orazio, AC Junior, Gustavo Pellizzon, Jose Diniz, Leandro Pereira e Kitty Paranaguá.
De Minas Gerais: Francilins Castilho Leal (Lagoa Santa/MG), Leonardo Costa Braga (Caeté), Pedro David e Samantha Campos (Belo Horizonte)
Da Bahia: Jonas Grebler e Mariana David de Aragão.
De estados com um selecionado: Usha Velasco (Brasília/DF), Luana Navarro (Curitiba/PR), Paulo José Rossi (João Pessoa/PB), Ricardo Junqueira (Natal/RN), Mateus Sá (Olinda/PE), Márcio Vasconcelos (São Luís/MA) e Bruno Zorzal (Vitória/ES).
OFICINAS
Dias 25 e 26 (quinta e sexta)
14h às 17h - Claudio Edinger – Da idéia às prateleiras: a concretização de um livro (Sala 01)
14h às 17h - Marcelo Greco – Processos de Criação - A autoria. A fotografia como forma de expressão (Sala 02)
Dias 27 e 28 (sábado e domingo)
14h às 17h - Cia de Foto – Para contar uma história (Sala 01)
14h às 17h - Rosely Nakagawa – Edição e Portfólio (IFOTO)
14h às 17h - Alexandre Belém – Blogs: ações propositivas da fotografia como meio (Sala 02)
14h às 17h - José Roberto Ripper – imagens do povo; oficina para multiplicadores (Auditório)
De 26 a 28 (sexta a domingo)
09h às 11h - Ângela Moraes e Maíra Guitierrez- Do artesanal ao digital, do digital ao artesanal; oficina para crianças e jovens (Sala 01)
PALESTRAS
Dia 24 (quarta)
20h – ABERTURA: Homenagem a Mário Cravo Neto apresentada por Diógenes Moura (Palco do Lounge)
Dia 25 (quinta)
18h - Claudio Edinger
20h - Eder Chiodetto – Curadoria e fotografia no Brasil
Dia 26 (sexta)
18h – José Roberto Ripper – Viagens Humanas
20h – Diógenes Moura - "De como se faz um curador (?)" + Monólogo "Eu quem? Um retrato em preto e branco"
Dia 27 (sábado)
18h – João Castilho - Trajetórias
20h – Rosely Nakagawa – Fotografia e mercado
Dia 28 (domingo)
18h – Cia de Foto
20h – "Documentário imaginário" - Mesa coletiva com fotógrafos convidados
PROJEÇÕES E LANÇAMENTOS
Dia 25 (quinta)
21h30 – Projeções de vídeos: Drawlio Joca, Gustavo Pellizzon e Guy Veloso
Projeções de vídeos: Drawlio Joca '"São Paulo", Gustavo Pellizzon - vários, Guy Veloso - "Entre a fé e a febre", Cia de Foto - "Caixa de Sapato"
Lançamento de livros cearenses: Celso Oliveira, Sheila Oliveira, José Albano, Fernanda Oliveira, Jarbas Oliveira, Sergio Carvalho, Jaques Antunes, Mauricio Albano, Ricardo Damito
Dia 26 (sexta)
21h30 - Lançamento dos livros "Imagens Humanas" (José Roberto Ripper), "Nagon Abioton - Um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa do Negô" (Márcio Vasconcelos), e "Ficção Interrompida" (Diógenes Moura)
Projeção do Vídeos "Nagon Abioton" (Marcio Vasconcelos) e "15 minutes" (Ateliê da Imagem).
Dia 27 (sábado)
21h30 - Lançamento do livro e projeção do documentário "Encontros com a fotografia" (Rosely Nakagawa).
Dia 28 (domingo)
21h30 – Projeção do filme "Cinema de dois Tões" (Luiz Santos)
Encerramento do evento
FESTAS E SHOWS
Dia 24 (quarta)
Festa de abertura do deVERcidade: Metalira
Dia 27 (sábado)
FotoFesta: Show + DJ Guga de Castro
SERVIÇO
deVERcidade 2010 – De 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza - Ceará. Abertura: dia 24 às 20 horas com homenagem a Mário Cravo Neto, apresentada por Diógenes Moura. Visitação da exposiçao: das 18h à meia-noite. À tarde haverá palestras e oficinas. Informações no IFOTO (Rua Gonçalves Lêdo, 307 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE) Tel: 85-3254.6385 / 8820.0083 / ifotomailing@gmail.com / www.ifoto.org.br. GRÁTIS.
12/02/2010
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
0 Comments:
Post a Comment
<< Home