Friday, January 29, 2010

ALAIR GOMES

MOSTRA REÚNE 130 FOTOS INÉDITAS DE ALAIR GOMES EM SÃO PAULO COM CURADORIA DE MIGUEL RIO BRANCO

Após temporada em Paris e no Rio de Janeiro, chega a São Paulo a exposição 'A New Sentimental Journey' ( Uma Nova Viagem Sentimental) que traz imagens inéditas do fotógrafo e crítico de arte Alair Gomes conhecido por seus famosos registros de rapazes nas praias cariocas.

A partir do dia 15 de março (segunda-feira), a Galeria Bergamin recebe a exposição 'A New Sentimental Journey' (Uma Nova Viagem Sentimental) até 10 de abril de 2010. Concebida originalmente para a famosa Maison Européene de La Photographie em Paris, sob curadoria de Miguel Rio Branco, e recém-editada em livro pela Cosac Naify e a MEP, a mostra apresenta imagens inéditas produzidas por Alair Gomes durante uma viagem à Europa entre os meses de agosto e outubro de 1983.

Com as lentes voltadas para estátuas masculinas, mais especificamente greco-romanas e renascentistas, o artista lança sobre o tema o mesmo olhar erótico que dedicava ao registro obsessivo de jovens corpos masculinos nas praias do Rio de Janeiro- tema que foi abordado na mostra da Fundação Cartier, em Paris, que o consagrou internacionalmente como artista em 2001 . Foram tiradas mais 700 fotos de estátuas de museus da Inglaterra, França Suíça e Itália- incluindo uma longa série com o Davi de Michelangelo, que após a seleção e edição de Rio Branco- o fotógrafo brasileiro de maior prestígio no circuito internacional- resultou na exposição de 130 fotos que agora é apresentada pela primeira vez ao público de São Paulo. Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenn
e da la Photographie, destaca que Rio Branco ao ordenar e sequenciar essas fotos ainda dispersas de Alair Gomes faz uma verdadeira criação, trazendo "um exemplo perfeito da contribuição que o olhar de um artista pode trazer à obra de outro".

Encontradas em meio à documentação pessoal do artista por sua irmã Aíla Gomes, as imagens presentes na exposição reforçam a tese de que para o fotógrafo, não importava se o seu objeto de adoração era de carne e osso ou de pedra. "O erótico precede a arte, independente do objeto fotografado", afirmava. Em ambos, a manifestação da divindade, do sagrado que toma a forma de Eros, estava presente para Alair. Para Fabio Settimi, idealizador da mostra, ".. a ênfase no erótico masculino é ? conceitualmente- idêntica à percebida nas célebres séries expostas em Paris em 2001, na Fondation Cartier, de rapazes no Rio".

As fotografias que ocuparam a Maison Européene de La Photographie em Paris, durante os meses de junho e agosto de 2009, e o Paço Imperial no Rio de Janeiro- entre outubro e novembro, mantém a estrutura discursiva cinemática do fotógrafo, que organizava suas imagens em grupo ou sequências, possibilitando a criação de cadências, significados e ritmos, ao feitio dos movimentos de uma composição musical. Não por acaso, as suas mais famosas obras foram batizadas por Alair como ´sonatina´.

A visita do fotógrafo à Europa, além das fotografias, rendeu um texto de viés filosófico, na forma de um diário, escrito em inglês e batizado pelo próprio com o nome que dá o título da exposição. Com a intenção de contextualizar para o espectador o momento da criação do artista, trechos desse material serão exibidos na Galeria Bergamin junto com as páginas dos originais e alguns cadernos com anotações da viagem. Pelo mesmo motivo, estarão presentes uma das sonatinas e o famoso Tríptico de Praia n° 20. A primeira ilustra o padrão de sequenciamento de imagens do artista, enquanto o segundo revela as mesmas angulações e
cortes utilizados mais tarde por ele no registro das estátuas.

Em vida, Alair Gomes só conseguiu realizar uma exposição individual. A quase totalidade de seu acervo- cerca de 170 mil negativos e 16 mil fotos- foi doado pela irmã à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O restante está presente em coleções particulares, em grande parte nas coleções de Gilberto Chateubriand, que recentemente doou à Pinacoteca do Estado uma sonatina e um tríptico, do diplomata Joaquim Paiva e em acervos institucionais da Europa (Fondation Cartier pour l'Art Contemporain e Masion Européenne de la Photographie, entre outras). Estas coleções deram origem às exposições póstumas no MAM do Rio de Janeiro ( Corpus, 2003
) e na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre ( Alair Gomes: um voyeur natural, 2008). Em São Paulo, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realizou em meados da década de noventa uma grande mostra individual curada por Ivo Mesquita e composta pelo extenso acervo do artista pertencente à coleção Chateaubriand. Com 'A New Sentimental Journey,'(Uma Nova viagem Sentimental) reafirma-se o reconhecimento a uma das obras mais instigantes e originais já produzidas por um dos maiores artistas brasileiros reconhecido internacionalmente.

ALAIR GOMES

Nascido em 1921 na cidade fluminense de Valença, aos 23 anos, Alair Gomes forma-se em Engenharia Civil, mas sua curiosidade e desenvolvido seu aparato intelectual logo o levariam a diversas outras áreas do conhecimento. Aos 25 funda, com o poeta Marcos Konder Reis (1922-2001) e outros amigos, a revista literária Magog. Em 1948, abandona de vez a Engenharia para se dedicar aos estudos de física, matemática, biologia, filosofia e neuropsicologia. Torna-se professor do Instituto de Biofísica no fim da década de 50 e em 62 parte para um ano de pesquisas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, graças a uma bolsa concedida pela fundação Guggenheim.

A partir dos anos 60, começa a se dedicar regularmente à crítica de arte e à fotografia. Passa, então, a fotografar obsessivamente os jovens rapazes freqüentadores das praias cariocas, empunhando a câmera na areia ou posicionando-se, como um voyeur, na janela de seu apartamento em Ipanema. Foi dali que, usando poderosas teleobjetivas, Alair capturou grande parte das imagens sequenciais que deram origem às famosas sonatinhas.

Entre 1967 e 1991, registra sistematicamente o carnaval carioca, sempre com uma abordagem homoerótica. De 1977 a 1979, atua como coordenador de fotografia da EAV- Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Em 1992, morre vitima do objeto de seu próprio fascínio: é assassinado pelo jovem e belo segurança de uma loja de discos em Ipanema, com o qual mantinha um romance.

MIGUEL RIO BRANCO

Nascido em Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. É pintor, fotógrafo e diretor de filmes. Realizou seus estudos no New York Institute of Photography em 1968 e na Escola de Desenho Industrial do Rio de Janeiro. Como fotógrafo desenvolve um trabalho de caráter documental de forte carga poética. Reconhecido como um dos melhores fotojornalistas do mundo, é correspondente da Magnum Photos desde 1980. Ganhador dos principais prêmios do ramo, tem diversos livros publicados sobre seu trabalho fotográfico e obras em importantes coleções: Centre Georges Pompidou, de Paris Stedelijk Museum de Amsterdam, Metropolitan Museum, de Nova York e Museu de Arte de São Paulo entre outros.

SERVIÇO

Exposição "A New Sentimental Journey"- Alair Gomes

Inauguração: 13 de março (sábado)

Período:

15 de março a 10 de Abril de 2010

Segunda a Sexta, 11h às 19 h

Entrada Franca

Galeria Bergamin

Rua Rio Preto, 63 Jardins -São Paulo

sp@bolsadearte.com | www.bolsadearte.com

Na ocasião será lançado o livro Alair Gomes:

A New Sentimental Journey

(Cosac Naify e Maison Européenne de La Photographie)

Informações à imprensa:

Marra Assessoria de Comunicação Ltda.

Tel./fax: (11) 3258 4780

Mariana Figueiredo ? marianafigueiredo@paulomarra.com.br

Paulo Marra ? marra@paulomarra.com.br

Site: www.marracomunicacao.com.br

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

como assim?
cadê as fotos?
blog de foto sem foto?
ôxi !

2:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

If you are going for best contents like me, just visit
this site everyday because it gives feature contents, thanks

Visit my homepage pilates exercise guide

8:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

This is really interesting, You're a very skilled blogger. I've
joined your rss feed and look forward to seeking more of your great post.

Also, I have shared your site in my social networks!

My weblog bcmath

1:50 PM  

Post a Comment

<< Home