Sunday, July 03, 2011

Figuras Autônomas de Edouard Fraipont

Lançamento do livro
e exposição

Figuras Autônomas,
de Edouard Fraipont

Realizado por meio do XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (FUNARTE), o livro reúne 35 autorretratos de amigos do fotógrafo ou artistas, como Cildo Meireles


Lançamento: 29 de junho de 2011, às 19h
Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio



Por ocasião da abertura da exposição Urbano Avesso, que integra o FotoRio, será lançado na galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea o livro “Figuras Autônomas”, de Edouard Fraipont, projeto realizado pelo XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (FUNARTE). O lançamento será acompanhado da exposição de uma série de fotos que integram o livro, ambos no terceiro andar do espaço, destinada aos Projetos Especiais, que enfocam artistas não representados pela galeria.

Daniela Labra, curadora da exposição Urbano Avesso, que ocupa os demais espaços da galeria, afirma que Edouard Fraipont “é um artista importante, que nunca mostrou seus trabalhos no Rio”. “Ele confere uma imprecisão, uma dubiedade, nos retratos”, afirma.

Edouard Fraipont convidou 33 pessoas para se autorretratarem, dentra elas o artista Cildo Meireles. Dos 14.911 fotogramas feitos, ele selecionou 35 retratos de 27 pessoas diferentes, incluindo o próprio fotógrafo. Fraipont determinou igualmente para todos, o enquadramento, o fundo cinza, a luz a ser usada e o equipamento. Da mesma maneira, pediu que “evitassem caretas e expressões faciais, mantivessem os olhos abertos e certa frontalidade e, a partir da movimentação do corpo e da luz, totalmente controlados por cada um deles durante a exposição, procurassem recriar figuras a partir do próprio rosto”. “O intuito era de que as figuras criadas lhes fossem estranhas ao mesmo tempo que não se desvirtuassem como retrato, a fim de proporcionarem indícios de presenças fictícias”, explica.

“Para atingir resultados nesta direção, a movimentação não pode ser nula ou quase nula, porque em tais condições a imagem obtida reflete clara e objetivamente o retratado. A movimentação também não pode ultrapassar certos limites porque, neste caso, a figura se perde totalmente e efeitos fotográficos se sobrepõem a ela. É nesse limiar que foram editadas as imagens deste livro. Uma zona de indeterminação”, ressalta Edouard Fraipont. “Em meio a um grande número de tentativas, surgem, vez ou outra, figuras autônomas. São elas que procuramos e que, acredito, perplexos, encontramos”.

Com o material nas mãos, ele organizou e editou o livro de 90 páginas, com formato de 21cm x 28cm, que tem texto de Rubens Fernandes Junior, pesquisador e crítico de fotografia. O livro estará disponível na Luciana Caravello Arte Contemporânea.





Edouard Fraipont – Breve biografia
Nascido em São Paulo, em 1972, Edouard Fraipont tem formação em cinema, pela FAAP e cursa filosofia na FFLCH da USP. Participa ativamente do circuito nacional de exposições, e fez residência, em 2007, na Inglaterra, pelo programa Artists Links, do British Council.

FotoRio
O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro – , tem como objetivo valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira, através de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências. Nossa intenção é destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea, buscando atingir um público ainda maior que o freqüentador de museus e apreciador da arte fotográfica, levando a fotografia ao alcance de todos.

O FotoRio é um movimento de fotógrafos que tem como proposta atuar como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotográfica brasileira e internacional. O FotoRio é não apenas uma vitrine para a produção fotográfica brasileira e internacional, mas sobretudo, um espaço de promoção de cultura visual, que resgata o papel de vanguarda da cidade do Rio de Janeiro como referência da fotografia no continente.

No plano internacional, o FotoRio já nasceu integrado ao Festival da Luz, rede criada por fotógrafos, colecionadores e estudiosos da fotografia em todo o mundo. Atualmente, o Festival da Luz conta com dezenas de eventos espalhados pelas principais cidades do mundo, entre as quais Mois de la Photo (Paris - França), Fotofest (Houston - USA), Encuentros Abiertos de Fotografia (Buenos Aires - Argentina), PhotoEspaña (Madrid - Espanha), Fotoseptiembre (México) e Fototage Herten (Colônia – Alemanha).

Serviço: Lançamento do livro “Figuras Autônomas” e exposição
de Edouard Fraipont
29 de junho de 2011, às 19h
Luciana Caravello Arte Contemporânea
[terceiro andar]
De segunda a sábado, das 10h às 19h Sábado das 11h às 14h
Rua Barão de Jaguaribe 387
Rio de Janeiro, Brazil, 22421-000
2523.4696
http://www.lucianacaravello.com.br


Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home