Curso : Poéticas Fotográficas com Prof. Wladimir Fontes
Poéticas fotográficas: o autor da foto; o anônimo, o heterônimo e o pseudônimo; o coletivo e os co-autores; a apropriação, a cópia, o plágio, a falsificação e outros personagens.
Sobre o curso:
A fotografia é um processo que em seu próprio nome problematiza a autoria. Escrita/desenho pela luz. Fisioautotipo (imagem da natureza por si mesma), como nomeou Niépce o processo que inventava.
Os encontros visam discutir e analisar estes conceitos, ligados a produção de obras em geral, mais especificamente às produções fotográficas, relacionando-os à produção dos participantes, atualizando o conceito de poética imagética em tempos de vertigens e miragens.
O curso se divide em dois módulos, que podem ser repetidos após o término destes. No primeiro módulo, será feito uma abordagem teórica dos conceitos apresentados, através de exemplos na histórias da arte da produção de imagens e outras produções, privilegiando a fotografia. No segundo módulo, será feita em grupo, análise das produções dos participantes que assim o desejarem.
Módulo I :
1- Autoria;
2- Anônimo, heterônimo, pseudônimo.
3- Coletivo, co-autoria, mandar fazer.
4- Apropriação, citar, colar, incidência, plágio, falsificar, cópia, sósia.
5- Sem autor, câmeras de vigilância, produção ao acaso, toda foto é um ready-made?
Módulo II:
6- Análise da produção dos participantes.
7- Análise da produção dos participantes.
8- Análise da produção dos participantes.
Horários:
Oito aulas de duas horas cada.
Grupo I - Quarta-feira das 19:15hs as 21:30hs; Início dia 16.03.2011
Grupo II- sábado das 10:30hs as 12:30hs. Início dia 12.03.2011
*Podem ser formados grupos em outros horários sugeridos.
Custo: 2 pagamentos de R$ 200,00.
Público-alvo: Fotógrafos, artistas visuais, professores de áreas afins e interessados em geral.
Referências sugeridas:
Foucault, Michel- O Que é um autor;
Barthes, Roland - A Morte do Autor; in O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
“F for Fake” de Orson Welles.
“Cópia Infiel” – Abbas Kiarostami.
Krauss, Rosalind - “ Espaços Discursivos da Fotografia” in “ O Fotográfico”, Lisboa: Gustavo Gili, 2002.
Depoimento de Nadar in : “Du Bon Usage de la Photographie”, edited Robert Delpire, PhotoPoche n° 27
Local:
Atelier & Edições Cardume
Rua Francisco Perroti, 482
Butantã-Parque Previdência
11-95110489
Curso orientado por Wladimir Fontes:
Professor universitário de fotografia. Doutorando e Mestre em Artes, linha de pesquisa em Poéticas Visuais, pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Bacharel em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Atuou como professor no Bacharelado de Fotografia do Centro Universitário SENAC de 2000 a 2010. Na Escola de Fotografia Imagem Ação de 1988 a 1994. Desenvolve trabalhos de produção imagética com fotografia, desenho e gravura.
Sobre o curso:
A fotografia é um processo que em seu próprio nome problematiza a autoria. Escrita/desenho pela luz. Fisioautotipo (imagem da natureza por si mesma), como nomeou Niépce o processo que inventava.
Os encontros visam discutir e analisar estes conceitos, ligados a produção de obras em geral, mais especificamente às produções fotográficas, relacionando-os à produção dos participantes, atualizando o conceito de poética imagética em tempos de vertigens e miragens.
O curso se divide em dois módulos, que podem ser repetidos após o término destes. No primeiro módulo, será feito uma abordagem teórica dos conceitos apresentados, através de exemplos na histórias da arte da produção de imagens e outras produções, privilegiando a fotografia. No segundo módulo, será feita em grupo, análise das produções dos participantes que assim o desejarem.
Módulo I :
1- Autoria;
2- Anônimo, heterônimo, pseudônimo.
3- Coletivo, co-autoria, mandar fazer.
4- Apropriação, citar, colar, incidência, plágio, falsificar, cópia, sósia.
5- Sem autor, câmeras de vigilância, produção ao acaso, toda foto é um ready-made?
Módulo II:
6- Análise da produção dos participantes.
7- Análise da produção dos participantes.
8- Análise da produção dos participantes.
Horários:
Oito aulas de duas horas cada.
Grupo I - Quarta-feira das 19:15hs as 21:30hs; Início dia 16.03.2011
Grupo II- sábado das 10:30hs as 12:30hs. Início dia 12.03.2011
*Podem ser formados grupos em outros horários sugeridos.
Custo: 2 pagamentos de R$ 200,00.
Público-alvo: Fotógrafos, artistas visuais, professores de áreas afins e interessados em geral.
Referências sugeridas:
Foucault, Michel- O Que é um autor;
Barthes, Roland - A Morte do Autor; in O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
“F for Fake” de Orson Welles.
“Cópia Infiel” – Abbas Kiarostami.
Krauss, Rosalind - “ Espaços Discursivos da Fotografia” in “ O Fotográfico”, Lisboa: Gustavo Gili, 2002.
Depoimento de Nadar in : “Du Bon Usage de la Photographie”, edited Robert Delpire, PhotoPoche n° 27
Local:
Atelier & Edições Cardume
Rua Francisco Perroti, 482
Butantã-Parque Previdência
11-95110489
Curso orientado por Wladimir Fontes:
Professor universitário de fotografia. Doutorando e Mestre em Artes, linha de pesquisa em Poéticas Visuais, pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Bacharel em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Atuou como professor no Bacharelado de Fotografia do Centro Universitário SENAC de 2000 a 2010. Na Escola de Fotografia Imagem Ação de 1988 a 1994. Desenvolve trabalhos de produção imagética com fotografia, desenho e gravura.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home