Tuesday, November 09, 2010

ITATINGA - Nelson Toledo



Hidrelétrica de Itatinga comemora centenário com lançamento de livro sobre sua história

Ana Luisa Howard de Castilho, arquiteta e pesquisadora, lança
Itatinga: a Hidrelétrica e seu legado na Livraria da Vila



A arquiteta e pesquisadora Ana Luisa Howard de Castilho lança o livro Itatinga: a hidrelétrica e seu legado na Livraria da Vila da Lorena, em São Paulo, no dia 16 de novembro, e em Santos, na Unisanta, no dia 22. Resultado de um ano de trabalho de pesquisa, o livro faz um passeio pelos 100 anos de história da usina hidrelétrica, construída em Bertioga para prover de eletricidade o Porto de Santos.
Ao colocar em pauta a importância da educação patrimonial, Itatinga: a hidrelétrica e seu legado – editado pela Editora Neotropica – trata assuntos de relevância educacional por meio de uma publicação cultural que pode ser compreendida não somente por profissionais da área como também pelo público em geral.
O livro, rico em mapas e imagens, foi estruturado em cinco grandes temas – economia, tecnologia, ambiente, política e sociedade. Os capítulos oferecem informações que localizam o leitor historicamente nos principais fatos que ocorreram antes, depois e paralelamente à construção da hidrelétrica.
A edição também conta curiosidades históricas, como a utilização da energia elétrica de Itatinga na implantação dos bondes elétricos na cidade de Santos. Mostra também de que maneira a chegada da hidrelétrica favoreceu o desenvolvimento de setores importantes, como a agricultura e a pecuária, e estimulou a exploração dos recursos hídricos no país.
A Vila Operária funcionava exatamente como uma company town, e foi responsável por assegurar a permanência da maioria dos trabalhadores e de suas famílias na usina por mais de 60 anos. Havia ali moradia, espaços para o lazer, padaria, posto médico e transporte.

A Usina de Itatinga
Construída pela Companhia Docas de Santos, para gerar energia elétrica para o Porto de Santos, a Usina Hidrelétrica de Itatinga foi inaugurada em 1910. A CDS, como era chamada, pertencia à família Guinle, do Rio de Janeiro, que a administrou até 1980, quando a gestão do Porto voltou às mãos do Estado brasileiro.
Passados 100 anos, Itatinga é um caso raro de preservação do patrimônio histórico no Brasil. Cercada de verde, a área é acessível por trilhas, embarcações marítimas, linhas férreas e estradas. É um projeto de engenharia que integrou pesquisa científica e tecnológica, responsabilidade social e muito trabalho. Hoje, quando comemora cem anos de funcionamento ininterrupto, Itatinga ainda é responsável por cerca de 80% da energia gerada para o Porto de Santos.
Editora Neotropica
A Editora Neotropica foi fundada em 2004 com o objetivo de desenvolver projetos destinados à difusão do conhecimento sobre os ecossistemas, a fauna e a flora nacionais. Seu portfólio inclui livros, CDs interativos e kits didáticos nas áreas de biologia e ecologia.
A editora publica também guias de fauna e flora formatados para o uso em campo e assinados por renomados cientistas e pesquisadores. Sua linguagem acessível permite a utilização tanto por leigos como por profissionais.
Desde 2008, a Neotropica vem expandindo sua área de atuação, no que se refere aos temas de suas publicações e nos meios utilizados. Além da publicação de livros, a editora produz e publica documentários interativos, por meio de sua divisão Neotropica Multimedia. A empresa criou o sistema Fulfilm, que permite interatividade ao DVD doméstico. A Neotropica Multimedia lançou, em 2010, o documentário “O Porto de Santos Navegando pela História”.
Ana Luisa Howard de Castilho
Arquiteta e urbanista, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP, foi consultora para o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Vila de Paranapiacaba e responsável técnica por sua indicação ao World Monuments Fund como um dos Cem Monumentos Ameaçados do Mundo. Atuou na definição da Zona Especial de Interesse do Patrimônio/Paranapiacaba e como consultora para as questões da preservação do Pátio Ferroviário. Foi co-organizadora e co-autora do livro Intervenções em centros urbanos – objetivos, estratégias e resultados e é autora do capítulo "Turismo em Paranapiacaba: revitalizando a economia e reabilitando a Vila" do livro Gestão Ambiental e Sustentabilidade no turismo. Produtora executiva e coordenadora de pesquisa do documentário: "Porto de Santos: navegando pela história" e co-autora do livro "Porto de Santos e a história do Brasil”.
Serviço
Lançamento do livro Itatinga: a hidrelétrica e seu legado
Autora: Ana Luisa Howard de Castilho
Editora: Neotropica
Datas e locais do lançamento:
16/11, das 19h às 22h, na Livraria da Vila – Al. Lorena, 1.731 – Jd. Paulista – São Paulo (SP).
22/11, segunda-feira, 18h30 até as 21h na Unisanta – Boqueirão – Santos (SP).

1 Comments:

Anonymous Ana Luisa said...

Parabéns ao Nelson pelas imagens!
Maiores informações sobre o trabalho: www.itatingapatrimonio.com.br

4:01 AM  

Post a Comment

<< Home