Galeria Câmera Viajante - TADEU VILANI
Inauguração da Galeria CÂMERA VIAJANTE - primeira galeria de Porto Alegre especializada em Arte Fotográfica.
Localizada na Rua 24 de Outubro, 507 conj. 101 - Bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre - RS
Exposição de inauguração:
Exposição fotográfica de TADEU VILANI
Título: Compadre, ¿Que passa?
Autor: Tadeu Vilani - fotojornalista
Quantidade: 25 imagens em papel fotográfico P&B, tamanho 50cm x 60cm
Assunto: Havana, seu povo e o cotidiano
Onde: Galeria Câmera Viajante
End.: 24 de Outubro, 507 conj 101 - Moinhos de Vento - Porto Alegre- RS
Abertura: 28 de outubro - 20h
Período: de 29 de outubro a 30 de novembro
Horário de visitação: de terça a sexta das 11h às 19h e sábado das 10h às 13h
ATIVIDADE GRATUITA
Biografia resumida do artitsta:
Tadeu Vilani, natural da cidade de Santo Ângelo, nascido em 1965, é repórter fotográfico, trabalha no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, há 14 anos, cobrindo reportagens no Brasil e América do Sul.
Paralelamente ao trabalho jornalístico, documenta a formação étnica do estado do Rio Grande do Sul. Já fotografou os descendentes de imigrantes alemães, italianos e poloneses. Esta fotografando os colonizadores portugueses e açorianos.
Começou em 2009, a documentar a realidade dos moradores da Vila Dique, que ocuparam terrenos junto a cabeceira do aereporto internacional Salgado Filho, começaram a ser transferidos para uma nova area, há 6 kms, devido a processo de obras de infraestrutura do aereoporto, devido a copa do mundo de futebol no Brasil, em 2014.
Este trabalho foi um dos finalistas do prêmio Conrad Wessel, em 2010, e participou com um vídeo, junto com o fotógrafo Vinícius Carvalho, do KAUNAS PHOTO festival, na Lituânia, maio deste ano.
Os trabalhos fotográficos dos descendentes de imigrantes italianos, foram expostas em diversas cidades do Rio Grande do Sul, e na região do Veneto, Itália, no ano de 2003. O trabalho referente aos descendentes de imigrantes poloneses, foi exposto em diversas cidades do estado em 2003 a 2005, e no ano de 2009, foi exposto no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia, na Polônia.
No ano de 2005, expôs o trabalho referente a cultura indigena Guarani, na Aula Magna Liceo Classico-Instituto nacional de Fotografia, em Padova. Trabalho fotográfico dos índios Guarani, procura mostrar como vivem os índios guarani, próximos das reduções missioneiras, no estado do rio Grande do Sul-Brasil, na provincia de Missiones, e sudoeste do Paraguai.
Participa da coleção Masp/Pirelli ( http://site.pirelli.14bits.com.br/autores/245 ), com 3 fotos, em 2006. Considerada a coleção fotográfica mais importante do Brasil.
Finalista do prêmio Esso, em 2006.
Participou, em 2010, dos Encuentros Abiertos, em Buenos Aires, na Argentina, expondo o trabalho referente imigração polonesa no Rio Grande do Sul.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home