Friday, March 26, 2010

Tempos do Brasil - Terrra Virgem Editora






Terra Virgem Editora lança o 4º livro da série Tempos do Brasil

Parques Nacionais Sul - Cânions e Cataratas


Lançamento dia 30 de março, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional







Coleção se inspira na paisagem para incrementar o prazer dos viajantes com informações e curiosidades




A Terra Virgem Editora lança “Parques Nacionais Sul - Cânions e Cataratas” dia 30 de março, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.



Este é o 4º livro da série Tempos do Brasil, que se inspira na paisagem para incrementar o prazer dos viajantes, aproximando-o de seu destino. As fotografias, de Roberto Linsker e Zé Paiva, são acompanhadas de informações e curiosidades sobre as regiões retratadas; e o peso e formato, 16X16cm, foram escolhidos para facilitar o transporte em malas e mochilas.



“Quase uma década após o pioneiro Brasil Aventura*, o Brasil já tinha sido vasculhado por todas as mídias. O pensamento então foi o de aprofundar o conhecimento sobre algumas regiões, trazendo um pouco mais de ciência e história”, conta o fotógrafo e editor Roberto Linsker, que coordena o projeto junto com Wilson Teixeira, geólogo e professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Os três primeiros títulos da série são:

“Arquipélago Fernando de Noronha – O Paraíso do Vulcão”,
“Chapada Diamantina – Águas no Sertão”
“Itatiaia - Sentinela das Alturas”.




Foto Roberto Linsker


Parques Nacionais Sul - Cânions e Cataratas explora o Brasil Meridional, território que engloba os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde se localizam o Parque Nacional da Serra Geral, o Parque Nacional de Aparados da Serra, o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Nacional do Iguaçu. Seguindo a estrutura da série, o livro descreve a região em três tempos distintos:

· Pelo tempo geológico, o leitor descobre como um vulcanismo vindo do centro da Terra, há milhões de anos, formou os primeiros contornos da paisagem que pouco a pouco e sob as forças da natureza criaram cenários deslumbrantes, como o das cataratas do rio Iguaçu, dos Aparados da Serra ou dos Campos Gerais. Entende o porquê da região concentrar as melhores vinícolas nacionais e conhece o Aquífero Guarani;
· No capítulo do tempo biológico a fauna e a flora da região convidam para um passeio pelas matas de araucária, que dividem seu território com a estimulante erva-mate, matéria-prima para a bebida mais consumida pela população do sul do país;
· Nas páginas dedicadas aos caminhos do tempo humano, o leitor entra em contato com a história da ocupação na região, marcada pelo povo Guarani, pelos missionários jesuítas e pelos imigrantes europeus, vindos principalmente da Alemanha e da Itália. O livro ressalta também as grandes batalhas travadas na região.






Foto Roberto Linsker



Os últimos capítulos contemplam as principais atrações da região e reservam uma página para um patrimônio da humanidade desaparecido: Sete Quedas, que submergiram em 1982 quando as comportas do canal de desvio de Itaipu foram fechadas, subindo o nível do Rio Paraná mais de 220 metros. Antes de submergir, as quedas percorriam uma extensão total de 114 metros e seu som podia seu ouvido a uma distância de até 32 quilômetros. Além de trazer uma manifesto a favor da preservação da região.


O livro tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo por meio da Estação Ciência.


Lançamento “Parques Nacionais Sul - Cânions e Cataratas”

Data: 30 de março, terça-feira

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 – Tel: (11) 3170.4033



Ficha Técnica:

Formato 16 x 16 cm

204 páginas

158 imagens

Impressão colorida

Preço: R$ 60,00

ISBN: 9788585981549



Terra Virgem Editora

Rua Galeno de Almeida, nº 179

São Paulo- SP

Tel:11 3081 9932 / 3083 7823

www.terravirgem.com.br



Foto Zé Paiva


Sobre a Editora:

A Terra Virgem Editora é especializada na documentação fotográfica, publicação e divulgação de temas relacionados à cultura brasileira e ao meio ambiente. Surgiu em 1993, mantendo desde então um catálogo de livros que desvenda o Brasil, seus ecossistemas e suas gentes, numa abordagem que reúne conhecimentos científicos em linguagem acessível, e ensaios fotográficos reconhecidos internacionalmente.



* Entre os títulos da Terra Virgem Editora destacam-se a série "Fotógrafos Viajantes" com o livro "Pierre Verger - Fotografias para não esquecer", a série “Brasil Aventura”, um grande sucesso editorial, com 6 volumes e mais de 50 mil livros vendidos; “Mar de Homens” e "O Mar é uma outra Terra" do fotógrafo Roberto Linsker; “Amazônia: O Povo das Águas” do fotojornalista Pedro Martinelli; “O Último Grito” e “Almaquatica” de Klaus Mitteldorf. E ainda, “Rota Austral”, “ Travessia do Drake”, “Rota Boreal” e "Entretrópicos" do velejador Beto Pandiani, entre outros.


Assessoria
Flavia & Cris Fusco
www.flaviafusco.com.br
11 3083.1250

0 Comments:

Post a Comment

<< Home