Friday, December 25, 2009

Livro:" Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro"






Livro "Arte Ambiente Cidade – Rio de Janeiro” revela a beleza monumental
da arte pública


Lançamento: 19 de janeiro de 2010, às 19h
Palaphita Kitsch, Parque do Cantagalo, Rio
Livro “Arte Ambiente Cidade – Rio de Janeiro” (Edições Uiti)
Autores: Mariana Varzea, Roberto Ainbinder
Fotografia: Cesar Duarte
Patrocínio: Fabrica Catalizadora Carioca e Souza Cruz

O livro “Arte Ambiente Cidade – Rio de Janeiro” (Edições Uiti), de Mariana Varzea e Roberto Ainbinder, com fotografias de Cesar Duarte, chega às livrarias em janeiro, mostrando uma perspectiva nova da beleza do Rio de Janeiro, vista a partir de sua coleção de arte pública, a maior do Brasil. O livro propicia um passeio cultural pela cidade, cujo roteiro foi escrito e fotografado com um olhar “ao mesmo tempo artístico, por isso apaixonado, e cidadão, portanto reivindicativo”, que nos convida a contemplar e a refletir sobre a história da arte e do Rio de Janeiro.

Por ter sido capital da Colônia, do Império e da República, em suas praças e ruas encontra-se um acervo monumental cultivado entre os séculos 18 e 21, dos bronzes à arte efêmera, como os grafites. Essa coleção é formada por obras assinadas por artistas pioneiros como Mestre Valentim e Rodolfo Bernadelli; fundidores exímios como Eduardo de Sá e Humberto Cozzo; ícones da arte moderna como Celso Antonio, Franz Weissmann, Amilcar de Castro e Aloísio Carvão; mestres do muralismo como Portinari, Burle Marx e Paulo Werneck; arquitetos brilhantes como Francisco Bologna; e artistas contemporâneos que têm projetado a arte brasileira no mundo, como Angelo Venosa, Waltércio Caldas, José Resende e Ivens Machado.

O livro apresenta um cuidadoso inventário de todas as 570 obras de arte existentes na cidade, com fotos e detalhes como título, autor, material, local e data de inauguração ou produção. A bela edição tem design de Jair de Souza, com formato 23,5 x 30cm, capa dura e 196 páginas. O livro é o desdobramento da tese de mestrado de Mariana Várzea, na PUC/RJ, e de sua experiência e de Roberto Ainbinder na gestão do acervo público da cidade, na Fundação Parques e Jardins. “Arte Ambiente Cidade – Rio de Janeiro” contém um texto crítico de Mariana Várzea, que reconta a história da arte pública do Rio de Janeiro, com destaque para 60 obras, representadas por mais de 80 fotos.

“Não se pretendeu neste livro esgotar o assunto, mas ressaltar a sua importância e relevância para a história cultural do Rio de Janeiro e do Brasil”, observa Mariana Várzea. A coleção da cidade do Rio contém, entre outras, uma das sete novas maravilhas do mundo: o Cristo Redentor; e uma variedade excepcional de chafarizes e obras em ferro fundido franceses. Ela acredita que ao se conhecer a arte de uma cidade pode-se perceber de maneira lúdica e sensível uma das mais bonitas memórias da sociedade – a sua cultura. Os monumentos nascem com esta vocação de fazer lembrar, evocar, celebrar. “Seja na forma do spray ou do bronze, arte na rua é um sinal, aponta para o passado, afirma o presente e avisa sobre o futuro”, diz. “Ao ser criada para a cidade, para ocupar um espaço determinado previamente, a arte pública testemunha também o crescimento urbano, e deve ser vista também sob esse caráter documental”.

As fontes de pesquisa do livro foram o arquivo do Museu Nacional de Belas Artes e as instituições que estiveram diretamente envolvidas na colocação da obra na cidade, teses de mestrados, publicações sobre artistas, matérias de jornais e valiosos depoimentos, que trouxeram uma visão singular do assunto, por terem sido testemunhas da formação dessa coleção de arte. Mariana Várzea, Roberto Ainbinder e Cesar Duarte procuraram discutir o tema arte pública e a cidade, tendo como base esse acervo, tão rico quanto desigual, fruto de práticas sociais e culturais que vivem em um mundo em transformação.

Mariana Várzea é museóloga, mestre em História Social da Cultura, pesquisadora da paisagem, é autora dos premiados vídeos “Luiz Emydgio: a poética da paisagem”, “Campo de Santana: um passeio pela história” e dos livros “Árvore Cidade Rio de Janeiro” e “Árvore Cidade São Paulo”.

Roberto Ainbinder é arquiteto e urbanista, foi diretor da Fundação Parques e Jardins do Rio de Janeiro por seis anos, onde coordenou a revitalização de jardins históricos e a implantação de novas praças e parques, como o Parque Dois Irmãos; Pelo Instituto de Urbanismo Pereira Passos, trabalhou na coordenação de infraestrutura dos Jogos Panamericanos de 2007 e na elaboração das candidaturas do Rio aos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016. Autor dos livros “Árvore Cidade Rio de Janeiro”, “Árvore Cidade São Paulo” e “Ciclovias Cariocas”.

Cesar Duarte é fotógrafo, é autor de vários livros sobre o espaço urbano carioca, dentre eles “Rio Cidade Iluminada”, “Rio de Afetos”, “Ciclovias Cariocas” e “Árvore Cidade Rio de Janeiro”.



Serviço: Livro “Arte e Ambiente – Cidade do Rio de Janeiro” (Edições Uiti)
Autores: Mariana Várzea, Roberto Ainbinder e Cesar Duarte (fotos)
Programação visual: Jair de Souza
196 páginas
Preço: R$ 80,00




Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
21 2286.7926 ou 3285.8687
claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br /
marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home