Histórias De Amor
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
press-release
COLECCIÓN VISIBLE – HISTÓRIAS DE AMOR
Em 2004, em meio às discussões no parlamento espanhol sobre a liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o artista plástico e ativista espanhol Pablo Peinado começou a pedir a doação de obras de arte que defendessem a idéia. Em pouco tempo reuniu 170 trabalhos – entre pinturas, desenhos, colagens, fotografias e gravuras – de artistas de 25 países. Parte desta coleção, que acabou se tornando a Coleccíon Visible, pode ser vista no MAC USP Ibirapuera a partir do próximo dia 10 de setembro (abertura dia 9, às 20 horas). São 90 obras que refletem a característica da coleção: tratar exclusivamente do desejo e da sexualidade humana em sua face mais abafada, a do amor entre iguais.
As obras reunidas por Peinado, um dos pioneiros da promoção da cultura LGBT na Espanha, fizeram parte da exposição Cosas de Casados (2005), abordando a legalização do casamento homossexual na Espanha. “Além de transmitir beleza, serenidade e prazer, a arte pode ajudar na reflexão e somar para a mudança na mentalidade das pessoas. Pode ajudar a entender o que ninguém explicou: que entre pessoas adultas temos direito a amar e a escolher o objeto desse amor”, diz o curador. Dentro da temática LGBT, Colección Visible – Histórias de Amor aborda temas como Vida Cotidiana, Amor e Erotismo, Famílias com Filhos, Temas Sociais e Reivindicações, Referências Culturais e Sexualidade. Além de 64 espanhóis como Abajo Izquierdo, Juan Hidalgo e Esther Revuelta, a exposição reúne trabalhos de artistas da França, Itália, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Cuba, Venezuela, Argentina, Chipre, Portugal, Uruguai, Líbano, Colômbia, Peru, México e um brasileiro, o carioca Getulio Damado.
Junta-se à Colección Visible o segmento Pesquisas do Olhar Homocultural, organizado pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura da Universidade de São Paulo (ABEH), reunindo trabalhos do brasileiro Pedro Stephan e do americano Barry Wolfe,.Trazida ao MAC USP pela AECID - Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – por ocasião do IV Congresso Internacional da ABEH e do I Encontro Hispano-brasileiro de Militantes Homossexuais, a exposição celebra as diversas formas do amor. Para Pablo Peinado, “a Colección Visible é um antídoto cultural contra a homofobia, a lesbofobia e a transfobia. É arte cúmplice de uma causa justa. A causa da liberdade e da democracia. A causa de todos os seres humanos de terem, no amor e em tudo o mais, os mesmos direitos”.
Exposição Colección Visible – Histórias de Amor
Curadoria Pablo Peinado (Espanha)
Tema Adulto Exposição recomendada para adultos
Abertura 9 de setembro de 2008, 20 horas
Encerramento 19 de outubro de 2008
Funcionamento Terça domingo das 10 às 18 horas
Local MAC USP Ibirapuera – Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso
Parque Ibirapuera (prédio da Bienal, entrada pela rampa lateral)
Telefone 11 5573.9932
Entrada franca (estacionamento no Parque Ibirapuera com Zona Azul)
www.mac.usp.br
MAC USP – Imprensa e Divulgação
Sérgio Miranda – (11) 3091.3018 / 3091.1118 – smiranda@usp.br
0 Comments:
Post a Comment
<< Home