Friday, September 05, 2008

Livro: Man Ray e a Imagem da Mulher


Man Ray
e a Imagem da Mulher
a vanguarda do olhar e
das técnicas fotográficas

Fruto de uma pesquisa acadêmica em História da Arte, Man Ray e a Imagem da Mulher: a vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas traça o perfil de um dos artistas mais importantes dos movimentos de vanguarda da década de 1920, como o Surrealismo e Dadaísmo.


SOBRE O LIVRO

O livro aborda a obra do fotógrafo Man Ray (1890-1976) – um dos ícones do Surrealismo e Dadaísmo – e discute sobre a apropriação da imagem feminina como status de vanguarda inventiva e as múltiplas possibilidades de leitura para o espectador. O tema visa lançar luz sobre a linguagem e a compreensão formal da produção fotográfica desse artista. A autora de forma didática analisa os recursos de criação e a estética inovadora a partir do corpo feminino, desde os retratos, os nus até as fotografias de moda.

Georgia Quintas considera que as fotografias de Man Ray são mais sugestão do que evidência. Para ela, "sua plasticidade, apesar de ser um misto de beleza, estranhamento e investigação, estabelecia a elegância sob o ícone da mulher – fato que muitos dificilmente conseguiam desvincular do vulgar". A fotografia, por toda sua querela histórica com o mundo das artes, mesmo passando por uma transição nas décadas de 1920 e 1930 (graças à influência de movimentos artísticos europeus como o Dadaísmo e o Surrealismo), resistia em proporções reduzidas ao que outrora constituía uma máxima segundo a qual o papel da fotografia era de documentar o real. Man Ray estabeleceu na prática esses dois acontecimentos artísticos de vanguarda na fotografia com extrema desenvoltura técnica. Trabalhava com recursos de montagem, colagem, agrupamento, solarização, fotograma, etc. Assim, interferiu na imagem e inventou enfoques desconcertantes sobre a cena apreendida.

O universo fotográfico de Man Ray é múltiplo, inovador e atemporal. Ao utilizar a técnica sob seu genial senso criativo, abraçar as oportunidades do mercado sem deixar que sua percepção estética continuasse a girar o seu mundo fantástico e, sobretudo, a maneira como “capturou” e sublimou a imagem da mulher, fizeram de Man Ray um artista de referência para diversas áreas de interesse. Sua obra é emblemática para a História da Fotografia, para as técnicas fotográficas, para o movimento artístico Surrealista, para a fotografia de moda e para a representação da mulher.

Áreas de interesse: fotografia, história da fotografia, história da arte, moda, publicidade e estética.

SOBRE A AUTORA

Georgia Quintas é recifense e doutora em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha). Graduada em Comunicação Social, especializou-se em História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), em 1998. Sempre se dedicou aos estudos e pesquisas na área de fotografia e imagem. Atualmente é professora do Bacharelado de Fotografia da Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso (Olinda) e é pesquisadora do Núcleo de Imagem & Som em Ciências Humanas do Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFPE).


Título: Man Ray e a Imagem da Mulher – a vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas
Autora: Georgia Quintas
Formato: 16 x 22 cm
Páginas: 178
Tiragem: 500 exemplares
ISBN e código de barras: 978-85-7858-000-1
Preço de capa sugerido: R$ 40,00
Lançamento: 13 de setembro, 19 horas – Livraria Cultura, Recife/PE
Poderá ser comprado na Livraria Cultura



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Georgia Quintas
(81) 3241.7774 | (81) 9648.0874
georgia.quintas@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home