Thursday, June 05, 2008

TOCAYO - TODA ARTE É BEM-VINDA



TOCAYO - TODA ARTE É BEM-VINDA
PELA PRIMEIRA VEZ NO PARQUE LAGE


A 11ª edição da Mostra apresentará, no dia 7 de junho, mais de 30 artistas entre fotógrafos, ilustradores, grafiteiros, videomakers e músicos


Tocayo, em espanhol, significa xará. No Rio, a palavra é referência para o encontro de artistas e público que têm em comum o interesse por linguagens contemporâneas e autênticas. Há quatro anos, a Mostra vem promovendo a potencialidade artística de uma nova geração, reunindo pessoas que procuram distintas formas de se relacionar com a arte. No sábado, dia 7 de junho, o Parque Lage será cenário para a 11ª edição do Tocayo, em versão ampliada, com a participação de mais de 30 artistas, entre fotógrafos, grafiteiros, videomakers, ilustradores e músicos de várias partes do Brasil. As exposições e painéis continuarão em exibição no domingo, dia 8.

Quatro artistas em busca de um espaço para expor seus trabalhos de forma despretensiosa. Assim surgiu a primeira edição do Tocayo, em setembro de 2004, no Clube Campestre. A idéia conquistou o público e novos talentos, que demonstraram interesse em apresentar seus trabalhos. Cerca de 100 artistas já participaram da Mostra, que tem como principal desafio deslocar o ambiente tradicional de exposições para um lugar mais descontraído e singular, onde o foco é a interação das obras – e seus criadores – com o público. Em dez edições, o Tocayo firmou-se como um espaço para vivenciar a arte.

Marco Antônio Santos, Marcio Insensee, Maria Kiki Simonsen, Lucas Zappa, Diogo Russo e Fabríco Sacramento, idealizadores do projeto, assinam a curadoria em parceria com Pedro França, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). A produção fica a cargo dos empresários Bernardo Carvalho e Sergio Linderman, sócios na Adding Promoções e Eventos. Para os jovens produtores, fazer parte da programação da Escola, sob direção de Luiza Interlengui, reflete a seriedade do Tocayo e consagra a maturidade conquistada nas experiências anteriores. "A realização desta edição aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, visto que a Escola é uma importante referência de cultura e arte em nossa cidade", ressalta Maria Kiki.

A edição atual terá cinco exposições (Expo Escola de Artes Visuais, Pedro David, Bota a Cara Interferência, Mateu Velasco e Artur Kjá), treze painéis (Pedro Kuperman, João Tevez, Rodrigo Calixto, Meton Joffily entre outros), cinco vídeo-artes (Alice Miceli, Luciano Cian e Cao Guimarães), seis projeções de fotos (Pedro Curi, Fernanda Chemale, David Santo Jr, Lucia Guanaes, Michel de Souza e Bruno Rebouças), exibição de curtas e shows das bandas Binário, dos Cafundós e Gabriel Santiago.

Com patrocínio da Caixa Econômica, Shell e Sesc – que apóia o projeto desde 2005, a 11ª edição também promoverá atividades visando um intercâmbio através das Artes e de ações sócio-ambientais. Às 9h e 12h, o projeto Moleque Mateiro, que promove a educação ambiental integrada com a natureza, comandará uma caminhada ecológica no Parque, voltada para adultos e crianças, com oficinas de plantio interligadas a atividades artísticas. Outra novidade da Mostra é o ciclo Relatos de Experiência, às 16h. Uma mesa redonda com a participação de artistas da Escola de Artes Visuais, o ilustrador Artur Kjá e o fotógrafo Pedro David, que irão dividir suas vivências na área, da concepção à exposição das obras.






PROGRAMAÇÃO | 11ª EDIÇÃO TOCAYO

MANHÃ/ TARDE (entrada gratuita)

Atividades Ecológicas – às 9h e 12h.
Orientação - Moleque Mateiro
Trilha ecológica para famílias (crianças e adultos)
Oficina de plantio

Relatos de Experiência – às 16h.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Artur Kjá
Pedro David

NOITE (com bilheteria)

Performance Poética – Ratos di versos

Video Arte - Alice Miceli / Luciano Cian / Cao Guimarães/ Raissa/ Gabriela Maciel.

Exposições – Artur Kjá / Mateu Velasco / Pedro David / Gabriela Monteiro, João Marcos Mancha e Lazarino.

Projeção de Curtas – às 19h / 21h / 23h.

Trabalhos Multimídia - Pedro Curi / Fernanda Chemale / David Santos Jr / Lucia Guanaes / Michel de Souza / Bruno Rebouças / Claus Lehmann / Diogo Russo / Bernardo França

Painéis - Pedro Kuperman / Renata Gobert / Anita Bastos / João Tevez "Nitcho" / Felipe Motta aka MOTTILAA / Rafo Castro / Daniel Ferenczi / Daniel Barros/ Niki Piesiewicz / Rodrigo Calixto / Mar Design / Meton Jofily / Rafael Doria.

Coletiva Escola de Artes Visuais Parque Lage - Brenda Valansi / Daniel Lannes / Danilo Ribeiro / Ivan Henriques / Thiago Prima / Frederico Motta.

Shows - Gabriel Santiago / dos Cafundós / Binário



TOCAYO
Sábado, dia 7 de junho.
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Informações: (21) 2538-1879
Capacidade: 2000 pessoas

Caminhada Moleque Mateiro, às 9h e 12h.
Relatos de Experiência, às 16h.
Entrada franca, com distribuição de senha no local.

Performance Poética, Video Arte, Exposições, Projeção de Curtas, Trabalhos Multimídia, Painéis, Coletiva EAV e Shows, a partir das 20h:
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) / 3,00 (meia), até 20h.
R$ 10,00 (inteira) / 5,00 (meia), após 20h.
A entrada será encerrada 0h.



........................................................
Assessoria de Comunicação
Bianca Senna | # 55 21 8104.4470
biancasenna@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home