Monday, June 02, 2008

Fórum da Ciência e Cultura: Mostra de Filme Atom Egoyan

Prezad@s Colegas e Amig@s,
O Fórum de Ciência e Cultura (www.forum.ufrj.br) e a Escola de Comunicação da UFRJ gostariam de convidá-l@s para a Mostra de filmes de Atom Egoyan, A mostra acontecerá no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRj, de 9 a 13 de junho, sempre às 19hrs. O programa completo segue abaixo.
Durante a mostra teremos a satisfação de realizarmos um debate entre a professora Fernanda Bruno (UFRJ) e o jornalista Rodrigo Fonseca (O Globo), no dia 12 de junho (quinta-feira), após a exibição do filme “Calendar”.
Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no link: http://www.forum.ufrj.br.

Esperamos contar com sua presença e divulgação para eventuais interessad@s,

Beatriz Resende,
Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Ivana Bentes,
Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ

Denilson Lopes,
Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Dear Colleagues and Friends.
This is just to let you know about a short retrospective about the first movies by Atom Egyan that we’re organizing.
Best, Denilson Lopes


Junho 2008
FORUM NA TELA
Mostra Atom Egoyan
De segunda a sexta-feira, 19 às 22h - Salão Moniz de Aragão - Entrada
franca.
Filmes exibidos em DVD, falados em inglês e armeno, com legendas em inglês.
Apresentação do professor Denilson Lopes - FCC/UFRJ.

SOBRE O DIRETOR
Filho de armenos e nascido no Egito, Atom Egoyan cresceu no Canadá. Em seu trabalho, comumente explora alienação e isolamento, apresentando personagens cujas interações são mediadas através da tecnologia, da burocracia, dos sistemas de controle, vigilância e de outras estruturas de poder bem como pelas tensões decorrentes do multiculturalismo e dos movimentos diaspóricos. A consagração como cineasta veio com o filme O Doce Amanhecer (1997), sua obra de maior alcance comercial, pela qual recebeu as indicações para o Oscar de melhor diretor e melhor roteiro adaptado do romance homônimo de Russell Banks, e ganhou o grande prêmio do júri do Festival de Cannes. Esta mostra, contudo, se concentrará nos seus primeiros filmes antes do reconhecimento internacional que obteve por Exótica (1994), mas que possui trabalhos extremamente sofisticados e maduros, desde seu primeiro longa-metragem, Next of Kin (1984), até sua obra-prima, Calendar (1993). Todos os filmes exibidos não foram lançados comercialmente no Brasil.

DIA 9 - Next of Kim (Canadá, 1984, 72 min.).
Peter é um jovem de 23 anos que assiste, constantemente, a seus pais discutindo dentro de casa. Para tentar resolver seus problemas, a família vai a uma clínica submeter-se a uma terapia em que são filmados. Após ver a fita de sua família, Peter assiste ao vídeo de uma família armena que doou seu único filho para adoção, logo ao chegar no Canadá. Ele decide, então, visitá-los, e passa a fingir ser o filho perdido da família.

DIA 10 - Family Viewing (Canadá, 1987, 86 min.)
Stan é fascinado pelo poder do vídeo e sempre registra com sua câmera os momentos em família. Ele não dedica a mesma atenção, porém, a sua mãe, que passa os dias em um asiloassistindo TV. Isto não agrada a Van, filho de Stan, que sempre a visita. Procurando uma vida real em família, Van inicia tentativas de tirar sua avó do asilo, com a ajuda de Alinne, cuja mãe também está internada.

DIA 11 - Speaking Parts (Canadá, 1989, 92 min.)
Um aspirante a ator trabalha como funcionário de um hotel para mascarar sua verdadeira profissão: um gigolô usado por sua supervisora. Uma roteirista o contrata, então, para estrelar seu próximo filme, e ambos iniciam um romance. Ela revolta-se com as mudanças feitas pela produção em seu texto, e as relações entre todos os envolvidos tornam-se confusas.

DIA 12 - Calendar (Canadá, 1993, 75 min).
Um fotógrafo e sua mulher fazem imagens de igrejas armenas para a produção de um calendário. O motorista que os conduz, um residente local, lhes conta a história dos locais. O fotógrafo passa a ter ciúmes da ligação entre o motorista que os conduz, o qual conta histórias a sobre os locais fotografados, e sua mulher, que traduz o que é dito. Misturando cenas diferentes tempos e em diferentes mídias, é relatada a separação do casal, e como sua relação tornou-se distante.

Após a exibição do filme, haverá debate com:
-Fernanda Bruno é Doutora em Comunicacão pela UFRj, Professora da UFRJ atuando na interface entre Comunicação e Psicoloia. É autora de “Do Sexual ao Virtual” (Ed. Unimarco) entre outros trabalhos.
-Rodrigo Fonseca - Formado pela UFRJ, é repórter e crítico de cinema do jornal O GLOBO. É professor na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, onde leciona as disciplinas Crítica Cinematográfica e Gêneros Dramáticos. É autor dos livros "Meu compadre cinema - Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos" (Cadernos Cine Academia) e "Cinco mais cinco - Os melhores filmes brasileiros em pública e crítica" (Legere Editora).

DIA 13 - The Adjuster (Canadá, 1992, 102 min.)
Noah é um corretor que faz sexo com seus clientes. Sua mulher, Hera, assiste a filmes pornográficos para o Comitê de Censura. Eles vivem juntos, com seu filho Sam e a irmã de Hera. Um dia eles conhecem Bubba, um homem que quer fazer um filme na casa onde Noah e Hera vivem.

Endereço:
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Palácio Universitário da Praia Vermelha
2º. andar

Av. Pasteur, 250 - Urca – Rio de Janeiro
(esquina com Av. Venceslau Brás)
Tel: 2295-1595 / Ramais: 109, 113 e 117

Localização
Esquina das Avenidas Venceslau Brás e Pasteur

Referências
Ao lado do Instituto Phillipe Pinel. Em frente ao Iate Clube. Próximo aos shoppings Rio Sul e Rio Plaza (antigo Off Price) e ao Canecão

Ônibus
Sentido Zona Sul-Centro - ponto de desembarque em frente ao Instituto Phillipe Pinel. Sentido Centro-Zona Sul - ponto de desembarque em frente ao Rio Plaza Shopping

Metrô
Estação mais próxima - Botafogo. Pegar o ônibus de integração com a Urca e desembarcar em frente ao Instituto Phillipe Pinel

Estacionamentos
Vaga Certa nas ruas Xavier Sigaud e Lauro Müller
Estacionamentos nos shoppings Rio Sul e Rio Plaza

0 Comments:

Post a Comment

<< Home