Wednesday, June 11, 2008

Arte Brasil-Japão - Moderno e Atual


Arte Brasil Japão – Moderno e Atual
Exposição comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil com 124 obras de artistas japoneses, nipo-brasileiros e seus descendentes.

O Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura no próximo sábado, 14 de junho, às 11 horas, a exposição Arte Brasil Japão – Moderno e Atual com 124 trabalhos de artistas japoneses – que residem no Japão e aqueles que adotaram o Brasil - e seus descendentes. A exposição reúne 70 anos da produção japonesa, desde os anos 30 (Grupo Seibi), passando pelos japoneses premiados nas Bienais de São Paulo e chegando à produção atual.

A mostra tem um percurso histórico, mas com enfoque específico na contemporaneidade da produção japonesa. Para Elvira Vernaschi, presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e curadora da exposição, a mostra “pretende colocar em evidência um trabalho conectado diretamente com a imagem contemporânea do homem”. Partindo do modernismo do Grupo Seibi, o percurso da exposição se faz através do abstracionismo, da arte dos anos 1960/70, chegando à contemporaneidade da segunda metade do Século XX e à atualidade, além de uma sala especial dedicada à produção gráfica.

O Seibi, Grupo de Artistas Plásticos de São Paulo de origem japonesa, foi organizado entre os anos 1935 e 1942. Depois da Guerra reorganizou-se de 1947 a 1965. Entre os cerca de vinte artistas que participaram das duas fazes iniciais, considerados os pioneiros da arte japonesa no Brasil, estão nomes como Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Yoshiya Takaoka e Flávio-Shiró, presentes na exposição. O grupo atuava em conjunto, reunindo-se tanto para a produção de suas pinturas – em geral retratos, paisagens e obras abstratas – quanto para a troca de experiências e informações técnicas e estéticas. De certa forma, o grupo teve continuidade no Salão Seibi e no Salão Bunkio, atuante até hoje.

Depois do abstracionismo dos anos 1950, de formas livres e cores fortes, os anos 1960/70 trazem a preocupação com a cultura urbana, o engajamento, as denúncias sociais e políticas, mas ao mesmo tempo a preocupação com a pesquisa do gesto e da matéria. Obras de Tomoshige Kusuno, Yozo Hamaguchi, Yukio Suzuki e Kuniichi Shima, entre outros, mostram esse período em que o Japão participou de todas as Bienais de São Paulo e conquistou sete dos principais prêmios, atribuídos até 1977: gravura (1957 e 1967), pintura (1961 e 1965), escultura (1971) e instalação (1973 e 1977).

A utilização de novos suportes e a procura de uma integração maior entre o artista e o observador marcam a contemporaneidade e a produção da geração atual, que traz ainda uma grande diversificação de meios expressivos, incluindo pinturas em grandes formatos, esculturas-objetos, instalações e performances. As obras de Yugo Mabe, Roberto Okinaka, Taro kaneko, Márcia Kikuchi, Lydia Okumura, Juliana Kase, Herman Tacasey e Ademar Shimabukuru, entre outros, apontam nesta direção. “Mas é sempre bom lembrar, que em qualquer situação as lições da tradição oriental estão sempre mantidas”, ressalta a curadora. A mostra traz ainda duas obras - Morning Beams e Riverbed - doadas este ano ao MAC USP pela artista americana Yoko Ono. Outra doação, Ex it (The gates of Hell are only a play of light), será exposta oportunamente.

A exposição Arte Brasil Japão – Moderno e Atual permanece no MAC USP Cidade Universitária até 7 de setembro de 2008. A entrada é gratuita e as visitas orientadas para grupos podem ser agendadas pelo telefone 11 3091.3328.


Exposição | Arte Brasil Japão – Moderno e Atual
Curadoria | Elvira Vernaschi
Abertura | 13 de junho de 2008, 11 horas
Encerramento | 7 de setembro de 2008
Funcionamento | Terça a sexta das 10 às 18, sábados e domingos das 10 às 16 horas
Local | MAC USP Cidade Universitária - Rua da Reitoria, 160
Telefones | 11 3091.3039 (Geral) | 11 3091.3328 (Agendamento)
Entrada franca
www.mac.usp.br



Sérgio Miranda - jornalista
imprensa e divulgação
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 3091.3018 I 3091.1118 I smiranda@usp.br
www.mac.usp.br

1 Comments:

Blogger CR said...

Muityo interessante este blog.Parabéns

4:06 AM  

Post a Comment

<< Home