Thursday, August 02, 2007

Mes da Fotografia na Bahia



Agosto é o mês da fotografia na Bahia
Exposições, palestras e oficinas sobre a fotografia compõem a 3ª Edição do A gosto da fotografia - Festival Nacional de Photographia. Titus Riedl, pesquisador alemão, Renata Voss de Alagoas e o baiano Anísio Carvalho são os destaques do Festival que acontece em diversos espaços culturais da Bahia.

Salvador e mais nove cidades da Bahia terão a fotografia como foco no mês de agosto. Vai acontecer a 3ª Edição do A gosto da fotografia - Festival Nacional de Photographia. O Evento vai durar todo o mês de agosto, com abertura marcada para o dia 2 de Agosto, às 19h, na Galeria ACBEU. O Festival é promovido pela Casa da Photographia e reúne exposições, cursos e palestras sobre a arte de fotografar. O A gosto da fotografia é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil pelo segundo ano e tem curadoria de Ayrson Heráclito.

Esse ano, os destaques do Festival são a exposição do historiador e pesquisador alemão Titus Riedl, que mostra um estudo sobre a fotografia popular na Galeria do ACBEU; O trabalho do renomado fotógrafo baiano Anísio Carvalho, que mostrará sua obra no programa Soterópolis da TV Educativa; e a fotógrafa alagoana Renata Voss que traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 durante visita ao Cine Plaza de Maceió, extinto há mais de 10 anos.

O Festival ocupará espaços culturais importantes na Bahia, como a galeria da Aliança Francesa, a EBEC Galeria com a exposição do fotógrafo José Bassit, a Casa do Benin – espaço referência para a cultura afro em Salvador; o Museu da Misericórdia com a exposição “A natureza do homem no raso da Catarina” do fotógrafo Álvaro Villela e do mais novo Espaço da rede de livraria Saraiva em Salvador.

O destaque no interior do estado são para as exposições no Centro Cultural Danneman da fotógrafa Valéria Simões, Kau Santana e Thereza Coelho na cidade histórica de São Félix e a exposição coletiva que documenta as festas populares brasileiras que estará aberta a visitação pública, no CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte na Universidade Estadual de Feira de Santana. A exposição é coordenada pelo fotógrafo Márcio RM.

Para o diretor geral do Festival, o fotógrafo e diretor da Casa da Photographia, Marcelo Reis, a importância do evento é a possibilidade de reunir fotógrafos e pessoas interessadas na arte do fotografar para exibirem trabalhos inovadores e para refletirem sobre a importância da fotografia no mundo contemporâneo. “O Festival é um marco para a fotografia baiana, pois conta com a presença de novos e experientes fotógrafos de todo o país”, conta. Marcelo lembra que um dos objetivos do Festival é, desde sua primeira edição, reinserir Salvador no circuito nacional da fotografia.


Pintura e fotografia no nordeste brasileiro

Fotopintura é a mostra de fotografias populares, uma pesquisa de Titus Riedl. O historiador e pesquisador da Universidade Regional do Cariri do Crato no Ceará, traz para a Bahia sua pesquisa sobre a fotografia popular com parte de seu acervo e 5000 retratos, que alimenta o imaginário sobre a fotografia brasileira, com ênfase na cultura nordestina.

Na fotografia popular pesquisada por Titus constam técnicas tradicionais como o Lambe-Lambe, os Monóculos (meio-quadro) e a Foto-pintura que continuam fazer parte da identidade visual do Nordeste. O trabalho apresenta um projeto de resgate e valorização deste fotografar que já realizou exposições em Fortaleza, São Paulo e recentemente em Valença, na Espanha.

Serviço:
Exposição Fotopintura de Titus Rield. Abertura - 02 de Agosto às 19h. Até 25 de Agosto.
Galeria ACBEU - Av. Sete de Setembro, 1883, Vitória.


Imagens quase extintas

Da capital de Alagoas, Renata Voss traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 do extinto Cine Plaza, em Maceió. “O processo de construção das imagens foi primeiro a captura digital e por fim a sua impressão artesanal em um dos processos históricos alternativos, o cianótipo”, conta a fotógrafa. As fotografias que tinham como objetivo primário uma tentativa de um simples registro terminam esbarrando em parcialidade. “É a construção através de recortes de uma memória em processo de destruição”, diz Renata.

A exposição de Renata é um dos marcos de abertura da nova Sala de Arte na Universidade Federal da Bahia. Além de um espaço para o cinema a sala servirá de um espaço cultural dentro da universidade. A Sala de Arte – UFBA fica localizada no Pavilhão de Aulas do Canela (PAC) e faz parte de um convênio com a pró-reitoria de extensão da universidade.

Serviço:
Exposição de Renata Voss. Abertura – 10 de Agosto.
Sala de Arte – UFBA - Av. Heitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela – PAC


Um olhar sobre a antiga Bahia

Um dos mais renomados fotógrafos da Bahia, também fará parte do A gosto da fotografia - Festival Nacional de Fotografia. Anísio Carvalho vai mostrar seu trabalho foto-jornalístico que realizou sobre a Bahia das décadas de 50 a 70. As fotos de Anísio, com curadoria de Marcelo Reis, irão compor o programa Soterópolis da TV Educativa no mês de agosto.

Nascido em Conceição de Feira, Anísio veio para Salvador no final dos anos 1940. Com 12 anos, começou a trabalhar para Leão Rosemberg. Não demorou muito para entrar no mundo da fotografia. Hoje, os prêmios são muitos para as milhares de fotos clicadas.

Serviço:
Exposição de Anísio Carvalho.
Programa Soterópolis da TV Educativa.

Salão de Novos

Jovens também ocupam o Festival mostrando trabalhos inovadores com fotografia. É o caso da exposição “Chuvas Esquecidas” de Ingrid Klinkby e o trabalho com uma câmera fotográfica Lomo de João Meirelles que participarão A Gosto da Fotografia com a mostra Salão de novos na sala de arte Cine XIV, no Pelourinho.

Os jovens das ONGs também participam. Como é o caso do CRIA, Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Escola Kabum de arte e tecnologia da CIPÓ – Comunicação Interativa e do Centro Cultural de Plataforma que mostrarão exposições feitas pelos jovens das instituições.

Além disso, o Liceu, no dia 24 de agosto,receberá Marcelo Reis, diretor do Festival para uma palestra no mês de agosto. No Centro Cultural de Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador e no Cabula, os jovens Carol Garcia e Denis Sena juntaram a fotografia e o grafite e montaram a oficina “foto-grafite” que será gratuito para crianças e adolescentes desses bairros. Os oficineiros também farão uma exposição coletiva chamada “vira-raça” sobre cachorros da cidade e Carol aproveita para mostrar sua exposição individual chamada “Da retina da rua” sobre os grafiteiros da capital baiana.


A Gosto no Sertão

O A Gosto da fotografia também está no sertão. As cidades de Capela, Riachão do Jacuípe e Pintadas, receberão as oficinas do projeto Câmera-lata, coordenado pela fotógrafa Marinilda Lima. Jovens dessas localidades participarão de oficinas de fotografia usando latas e outros suportes, onde aprenderão o básico dos elementos do fotografar. As oficinas serão gratuitas e apoiadas por instituições locais durante todo o mês de agosto.

O Câmera-lata é um projeto de arte-educação desenvolvido pela Casa da Photographia desde 2002 com crianças de comunidades populares de Salvador e do interior do Estado.




Contatos dos Artistas em destaque
Titus Riedl – 88 3523 3514 | titusriedl@terra.com.br
Anísio Carvalho (FUNCEB) – 71 3116-8100
Renata Voss – renata.voss@gmail.com
Salão de Novos - Ingrid Klinkby e João Meirelles – maraklinkby@gmail.com | joaommeirelles@gmail.com
Carol Garcia e Denis Sena - kerolstg@yahoo.com.br – 71 9904 4870 | denisartes@yahoo.com.br - 71 8811-8891
Projeto Câmera-lata – Marinilda Lima (coordenadora) – aminan06@yahoo.com.br


_________________________________________________________________

Marcelo Reis | Entre imagens e textos
2007 - 10 anos da CASA DA PHOTOGRAPHIA
A gosto - Festival Nacional de Fotografia
Membro da Associação de Artistas Visuais da Bahia - AAV - BA
__________________________________________________________________

Rua Anfilófio Reis, 03 - CEP 41615 050 
 Itapuã - Salvador - Bahia - Brasil | 71 32631388 | 3248 9797 | 71 9991 7372
 www.marceloreis.com * info@marceloreis.com * www.casadaphotographia.art.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home