Sunday, July 29, 2007

SEMINARIO FOTOGRAFIA E NOVAS MIDIAS


SEMINÁRIO FOTOGRAFIA E NOVAS MÍDIAS
De 6 a 9 de agosto, às 19h30, no Oi Futuro
Coordenação: Antonio Fatorelli

O FOTORIO 2007 vai reunir sete pensadores da imagem contemporânea de 6 a 9 de agosto, às 19h30m, no Seminário Fotografia e Novas Mídias, que será realizado no Oi Futuro, na Rua 2 de Dezembro, 63, com entrada franca.

"Um dos grandes objetivos do FOTORIO 2007 é fortalecer a reflexão sobre a fotografia estimulando o diálogo entre pensadores, pesquisadores, curadores, fotógrafos e o grande público", afirma Milton Guran, Coordenador Geral do FOTORIO. "Fotografia e Novas Mídias dá prosseguimento ao debate iniciado no seminário "Paradigma Digital", realizado pelo FOTORIO 2005 neste mesmo centro cultural".

O avanço tecnológico e a disseminação da cultura digital mudaram a relação com a imagem, inaugurando novos padrões cognitivos, perceptivos e estéticos.

"O objetivo do Seminário Fotografia e Novas Mídias" , diz o professor Antonio Fatorelli, coordenador do evento, "é promover um amplo debate crítico sobre a imagem fotográfica contemporânea. Neste momento de transição, comparável em extensão e em profundidade àquele que se sucedeu à emergência da fotografia na primeira metade do século XIX, renovam-se os desafios para o criador de imagens e também para o crítico da cultura visual. As mutações em curso e aquelas em via de se realizarem no futuro próximo são as questões cruciais abordadas nesse seminário."

"Na eleição dos temas e na composição das quatro mesas", explica Fatorelli, "foi determinante o aspecto pedagógico que se pretende imprimir ao evento – unindo renomados pensadores a profissionais, estudantes e público não-especializado, que terão a ajuda de tradução simultânea."

Estarão reunidos no Seminário Fotografia e Novas Mídias profissionais que são referência de diferentes áreas da imagem e da cultura digital no Brasil e no exterior: o crítico francês André Rouillé, o teórico da midia norte-americano Thomas Levin, os curadores de artes visuais Fernando Chocchiarale e Lauro Cavalcante, os professores de comunicação e de arte Ivana Bentes, Kátia Maciel e Nelson Brissac Peixoto.

O conteúdo deste evento será editado em um livro bilíngüe com o conteúdo das apresentações orais.

PROGRAMA:

6 de agosto – "Fotografia e arte contemporânea", com o grande pensador e escritor francês André Rouillé, com tradução simultânea.

7 de agosto – "Novas imagens, outros imaginários", com os curadores e críticos Fernando Cocchiarale (MAM/RJ) e Lauro Cavalcante (Paço Imperial).

8 de agosto – "A reconfiguração do olhar - novos dispositivos", com Ivana Bentes (ECO/UFRJ) e Thomas Levin (Princeton University), com tradução simultânea.

9 de agosto – "Paisagens instantâneas", com Katia Maciel (ECO/UFRJ) e Nelson Brissac Peixoto (PUC/SP).

SOBRE O COORDENADOR:

Antonio Fatorelli é graduado em Sociologia e Política pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-doutorado pela Princeton University (2006).
Realizou várias exposições de fotografia e de imagem digital em que predominam a dimensão experimental e conceitual. É professor da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador da imagem e de novas mídias. É coordenador da Central de Produção Multimídia (CPM) – que integra os laboratórios de Vídeo, Fotografia e imagem digital, Multimídia, Rádio e Editoração – da UFRJ, e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ).
Publicou recentemente o livro "Limiares da imagem – tecnologia e estética na cultura contemporânea".

SERVIÇO:

SEMINÁRIO FOTOGRAFIA E NOVAS MÍDIAS
Oi Futuro , Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo. Tel.: 3131-3060.
De 6 a 9 de agosto, às 19h30m.
Entrada franca.
Tradução simultânea.
www.fotorio.fot.br



Liliane Schwob e Eli Rocha
(21) 2547-4953 / 9124-4558
schwob@terra.com.br e emr@terra.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home