Wednesday, October 25, 2006

Agência de Foto-jornalismo: MAGNUM

Photo Robert Capa: Pablo Picasso dans son studio, rue des Grands Augustins, Paris 1944.

Tudo começou quando Robert Capa que se exilou em Berlim, em 1931, pelas suas atividades estudantis de esquerda, foi trabalhar na agência de fotografia Dephot com seu compatriota Simon Guttmann. Ali começou sua carreira de fotógrafo. Com a ascensão de Hitler na Alemanha, em 1935, os dois húngaros se exilaram na França.
Capa, na França, conheceu os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e David Seymour (Chim) e começou uma grande amizade. O amigo Cartier–Bresson, cujo interesse eram as fotografias surrealistas e queria que fossem publicadas na imprensa, deu-lhe o seguinte conselho: "Se você se considerar um artista, não vai conseguir nenhum trabalho. Considere-se um foto-jornalista e então faça aquilo que quiser".


Photo Henri Cartier-Bresson: le pont de Tancarville, 1955.

Em 1938, Capa fotografou a resistência da China à invasão japonesa e, por isso, tornou-se mais conhecido. Simon Guttmann, seu ex-patrão da agência Dephot, exilou-se em Paris, formou a agência Pix onde Capa foi trabalhar. Bob Capa, neste período, escreveu a um amigo, desabafando que não agüentava mais trabalhar com Guttmann que o considerava (Capa) como sua propriedade. Foi quando teve a idéia de se libertar dos grandes grupos da imprensa, e de criar uma agência cooperativa: nasceu uma idéia...
Após Capa cobrir a 2ª Guerra Mundial na Europa, em Abril de 1947, essa idéia foi colocada em prática no restaurante do Museu de Arte Moderna (MOMA), em Nova Iorque. Além de Robert Capa, os membros fundadores eram Henri Cartier Bresson, David "Chim" Seymour, George Rodger, William e Rita Vandivert (os dois últimos deixaram o grupo, em maio de 1947). Magnum Photos Inc. foi registrada no comércio em Nova Iorque. O objetivo de Capa, cujo trabalho já era notório, foi preservar na cooperativa o negativo na posse do próprio fotógrafo e não das grandes instituições da imprensa escrita.



Photo David Seymour: Françoise Sagan, 1956.

A Magnum teve três sócios talentosos, Capa que era a essência da fotografia, Chim a consciência e Cartier-Bresson a cultura estética da imagem. O dinamismo, a imaginação e o pioneirismo foram o diferencial na agência que se tornou a expressão do foto-jornalismo contemporâneo.
A importância da criação da Magnum foi liberar os fotógrafos da tirania da imprensa ou das agências, que até aquele momento, dispunham do fotógrafo todo tempo e ficavam com o principal: a posse dos negativos.
Em 2007, a Magnum completará 60 anos de atividade, os principais fotógrafos do mundo passaram por lá ou trabalham ainda lá. Como diz Guy Le Querrec "A Magnum é uma big band musical e cada um toca um instrumento diferente".


Photo Guy le Querrec: Le buste du président François Miterrand réalise par Daniel Druet.


Martine Frank comenta: "Existe três gerações que convivem com idéias diferentes mas todos com a mesma preocupação humanitária".


Photo Martine Franck: Harlem Désir se préparant pour une émission de télévision, 1989.

Até os dias atuais, a Magnum ainda transmite a mesma natureza da sua formação, carrega o mesmo idealismo de Capa: a liberdade de ação e criação do fotógrafo.

[....] "Magnum, nós somos uma coletividade de indivíduos unidos por nossa diversidade e por interesses mútuos (Richard Kalvar).

Podemos ver a diversidade e o tom singular nas imagens destes grandes mestres da fotografia. Segundo Sebastião Salgado: "Existe uma lei que é a base desta estrutura, que é da anarquia no sentido da democracia absoluta".

Photo Sebastião Salgado: le tour de France, 1986.

Como o próprio líder e um dos fundadores da Magnum, Robert Capa considerava-se uma pessoa sem nacionalidade e a agência possui essa essência, admitindo membros de vários países e culturas, porém essas diferenças respeitam a individualidade e o talento de cada profissional; um exemplo que devemos seguir independentemente do que fazemos no mundo.

Veja mais artigos e fotografias em:
fotografiacontemporanea.com.br - Site oficial.



Por: Célia Mello

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

I inclination not approve on it. I think nice post. Expressly the title-deed attracted me to study the sound story.

2:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Good fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.

10:50 PM  

Post a Comment

<< Home