STOP CURITIBA : SHARON EVEN SMITH
Fotógrafa Sharon Even Smith participa do Stop Fotográfico, esse mês, em Curitiba
O Stop Fotográfico, promovido pela Omicron Centro de Fotografia, acontece entre os dias 21 e 23 de junho, com a presença de ícones da fotografia como Boris Kossoy, Eduardo Queiroga e Jonne Roriz. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://omicronfotografia.com.br/stop-fotografico-2013/
Ver beleza em todo lugar é fácil, só precisa de treino. A afirmação é da fotógrafa Sharon Even Smith que participa, entre os dias 21 e 23 de junho, do Stop Fotográfico da Omicron Escola de Fotografia, onde ministra a palestra “Todo dia Tanta Beleza” e o “Polivox - um workshop criativo para fotógrafos que querem encontrar a própria voz”.
Bacharel em Fotografia desde 2007 (Senac), Sharon conta que a sua paixão pela arte vem desde muito cedo. “Amo fotografia desde pequena. Aos nove anos ganhei minha primeira maquininha pra levar nos passeios da escola. Na adolescência a paixão cresceu e se instalou”, diz. “Sempre fiz diário e sempre quis guardar recordações de tudo que vivo: passagens aéreas, embalagem de algum doce, entrada do cinema, e também fotos. Acho que esse apego com as memórias se mistura com a minha paixão pela fotografia, com seu aspecto documental”.
Ela já estudou jornalismo, turismo e trabalhou em grandes empresas como Editora Abril e IG. Mas a fotografia ganhou espaço e, desde 2006, Sharon dedica seu tempo e energia à atividade. “Quando entrei na faculdade de fotografia, eu sonhava ser fotógrafa da National Geographic e depois fotógrafa de moda. Mas a vida vai caminhando e esses dois sonhos pareciam tão distantes”, conta. “No começo a gente faz tudo que aparece: still de produtos, arquitetura, lookbook e até fotos sensuais para a Sexy eu fiz!”.
Sharon conta que a fotografia de casamento – atividade para a qual se dedicou exclusivamente por seis anos – veio por insistência de uma amiga. “A partir de 2006 me dediquei exclusivamente aos casamentos por seis anos. Mas uma hora bate o cansaço da rotina de trabalhar todo final de semana, de perder festa dos amigos e família, não ter feriado”, explica”.
Foi aí que resolveu partir para os ensaios. “Os ensaios dão total liberdade de criação. E a graça pra mim está em descobrir quem é que está na frente da minha lente e registrar o que cada um tem de único. Posso fazer 100 ensaios no mesmo lugar. Nunca serão iguais”, argumenta.
Palestra – Sharon participa pela primeira vez do Stop Fotográfico, da Omicron Escola de Fotografia. Ela faz uma palestra sob o tema “Todo dia Tanta Beleza” (dia 22, às 11 horas), onde vai falar sobre o conceito da sessão. “É importante mostrar como construo o vínculo com a pessoa, como me preparo para a sessão, como trabalho durante as fotos e o que eu entrego depois”, resume.
A fotógrafa afirma que encontrou no projeto “sua razão de viver”. “É um ensaio que gera imagens lindas pro fotografado, mas vai tão além disso. Brinco que fazer essa sessão de fotos vale por uma sessão de terapia”,conta. “É uma oportunidade que a pessoa cria de se reconectar com ela mesma. Confiar em outra pessoa pra lhe dizer o quanto ela é bonita”.
Para Sharon, a busca pela beleza é natural. É aceitação. “Ver beleza em todo lugar é fácil, só precisa de treino”, afirma. “A gente tem que parar um segundinho e procurar um motivo pra agradecer. No começo a gente engasga, demora pra achar um motivo e conforme o tempo vai passando, vai ficando automático agradecer um dia de sol, uma refeição, um encontro com alguém querido. A mesma coisa acontece com a beleza. Mas ao invés de treinar apenas os olhos (como todo fotógrafo deve fazer), a gente deve treinar também o coração. E enxergar não "coisas". Mas sentimentos”.
Workshop – No dia 23, das 9h30 às 17 horas, Sharon ministra ““Polivox – um workshop criativo para fotógrafos que querem encontrar a própria voz”. ”É um workshop que coloca a fotografia como suporte de uma manifestação artística, mas não é sobre abertura e velocidade. Quero mostrar que todos nós somos únicos e que é onde moram essas características únicas que devemos buscar a nossa forma de fotografar. Vamos fazer brincadeiras criativas e falar de como se manter inspirado”, explica.
O objetivo é que cada participante veja um novo caminho pra seguir que leve a uma fotografia única, rica, criativa. “Quero que cada um possa pensar no que é o seu ‘todo dia tanta beleza’, diz. “Estou ansiosa, adoro encontros entre pessoas que compartilham a mesma paixão. A possibilidade de troca é imensa. Espero voltar cheia de novas ideias”, revela. “Me surpreendi com a qualidade do evento e fico realmente feliz em poder contribuir de alguma maneira. Acho a iniciativa incrível”,finaliza.
Stop - A programação completa do Stop Fotográfico está disponível no site http://omicronfotografia.com.br/stop-fotografico-2013/. Informações pelo telefone (41) 3252-1093, pelo e-mail: stop@omicronfotografia.com.br, ou pelo facebook/stopfotografico
O Omicron Centro de Fotografia fica na Rua Padre Germano Mayer, 200, no Hugo Lange, em Curitiba. Informações para a imprensa com Ana Cunha Abrão – (16) 8152 0398 ou pelo e-mail imprensa@360grauseventos.com.br.
--
Ana Cunha Abrão
360º Eventos – Assessoria de Imprensa
Celular: (16) 8152 0398
Email: imprensa@360ºeventos.com.br
Site: www.360grauseventos.com.br
Twitter: www.twitter.com/360eventos
Parceiros: n(Minds) & EBE
0 Comments:
Post a Comment
<< Home