Wednesday, October 24, 2012

Thomas Baccaro - New York Street View

Thomas Baccaro abre a exposição "New York Street View" Após levar imagens do Brasil à Nova York, onde participa de 3 exibições, o fotógrafo expõe imagens espontâneas, captadas com sua Roleiflex pelas ruas da Big Apple.
Abertura dia 11 de dezembro, no espaço Le Lis, Noir Thomas Baccaro abre no dia 11 de dezembro, em São Paulo, a exposição “New York Street View” composta por 24 fotografias captadas pelas ruas de New York entre 2009 e 2011. As imagens foram captadas sem nenhuma interferência, direção ou produção. “São totalmente espontâneas”, conta o fotógrafo que utilizou uma câmera analógica ROLEIFLEX, formato 6x6, em filme 120mm. Serão exibidas 6 imagens 100x100cm e 18 imagens 50x50cm ampliadas em papel de algodão 310g pigmento mineral.
Há quem diga que o artista se torna o bom artista não só pelo seu talento, mas pelo seu processo de vida. Thomas Baccaro, 37, passou por uma série de experiências pessoais e profissionais nos últimos anos até chegar a mais esta exposição solo. A abertura acontece no dia 11 de Dezembro, no espaço “Le Lis, Noir”, em São Paulo. No mês de novembro de 2012, Thomas Baccaro terá seu trabalho exibido em 3 espaços na cidade de Nova York: na Pinta Art Fair (feira de arte), na BEA (Brazilian Endowment for the Arts) e na ONU (Organizações das Nações Unidas). Nestas exposições Thomas inverte o caminho ao levar imagens feitas no Brasil aos Estados Unidos. Imagem que integra a série “Devil and God”, que fará parte da exposição na BEA, em Nova York , novembro de 2012. Thomas une harmoniosamente a mais pura poesia de seu olhar detalhista e amadurecido a seu incansável e conhecido espírito de produção, unidas pelo sentimento constante em todo seu processo e sentimento de criação, no Street View. "New York Street View" traz a intenção de partilhar com o espectador a sensação de magia que eu encontro no momento de fotografar. Concentrado em achar o melhor ângulo, o melhor momento no meu estado de privacidade, para transformar o simples em poesia, unindo e descobrindo as formas da cidade e seus habitantes, suas cores e nuances, através de detalhes e formas, extraídos de momentos únicos.”, revela o fotógrafo sobre as imagens que integram esta nova exposição. Da imensidão de prédios e concreto, Thomas imprime seu refinamento sobre aquilo que pode remeter a espiritualidade, movimento, alcance e tempo, sempre trazendo a intensidade de elementos vivos elegantemente balanceados em sua mente. Como processo de vida, seu instinto nato por qualidade é lapidado continuamente, visível desde a constante honra por suas raízes familiares, seu forte contexto e convívio cultural até o cuidado e dedicação por cada obra durante todo o processo de finalização e acabamento com um talento que está sempre em evolução, persiste pela beleza peculiar e destila sua essência em resultados: aquilo para o qual ele sempre trabalhou e o torna cada vez mais maduro.
Serviço: Exposição Fotográfica "New York Street View" de Thomas Baccaro Abertura: dia 11 de Novembro, às 19h Período expositivo: de 11 Dezembro 2012 a 11 Fevereiro 2013 Onde: Le Lis, Noir – Rua Bela Cintra 2305 Jd. Paulista 3061.0047 www.lelis.com.br/noir Curadoria: Marcelo Cintra Produção: Thomas Baccaro Photographer, Fine Art & Cultural Producer Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco www.flaviafusco.com.br Design Gráfico: Alexandre Pons - Hermanos Apoio: Le Lis, Noir wonderlland.com
Sobre o artista: “Há quem diga que o artista se torna o bom artista não só pelo seu talento, mas pelo seu processo de vida”. Thomas Baccaro, 37, trás na família suas referências artísticas; seus pais, os italianos, Giuseppe Baccaro, famoso marchand e leiloeiro de arte nos anos 70 e 80 e sua mãe, Fiorella Giovagnoli, artista plástica e restauratrice do restaurante Da Fiorella, seus padrastos Hector Babenco e Mario Cravo Neto. Thomas nasceu e cresceu entre quadros, gravuras, fotos, livros, galerias, museus e artistas. Hoje acumula mais de 20 exibições em seu histórico profissional, passando por uma série de experiências pessoais e profissionais nos últimos anos. Trabalhou em vários estúdios de fotografia para dentro para as melhores agências de publicidade locais, como DPZ e AlmapBBDO, trabalhou como assistente pessoal de importantes fotógrafos no Brasil, como Mario Cravo Neto, Claudio Edinger, Thomas Susemihl, Manolo Moran, Marcelo Lerner e Silvio Pinhatti, entre outros. Nos últimos anos vem insvetindo no mercado internacional, executando trabalhos no Brasil, USA e Europa Exposições Individuais - “COINCIDENCES" Blue Tree Premium Faria Lima / São Paulo - Brasil, 2012 - "SIGNS" GENEVA Lab / São Paulo - Brasil, 2012 - “Silêncio” Espaço A Estufa / São Paulo – Brasil 2012 - “The New York City” Galeria Chez George / Recife – Brasil, 2009 - “O Universo da Literatura de Cordel” / Marseille – França, 2005 - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher / Recife – Brasil, 2005 - Festival Palmas para Cultura / Belo Jardim – Pernambuco - Brasil, 2001 - “Fragmentos II” FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco Instituto de Cultura Galeria Vicente do Rego Monteiro / Recife – Brasil, 2001 - “Meus Registros I” MAC-PE – Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco / Recife – Brasil, 2000 - “Retratos do Sertão” Cachaçaria Apurado / Recife – Brasil, 2000 - “Fragmentos” Espaço OPhicina / São Paulo - Brasil, 2000 - Restaurante Capim Santo / São Paulo - Brasil, 1999 - Zooming – Tratamento de Imagens / São Paulo – Brasil, 1999 - “Meus Registros I” Espaço A Estufa / São Paulo – Brasil, 1998 EXPOSIÇÕES COLETIVAS "MIGRATION Art Expo 2012" Museu da Cidade de Salvador - "BETWEEN LIGHT AND SHADOW" BEA - Brazilian Endowment for the Arts / EUA - Nova York, 2011 - Exposição de Arte do IMIP Instituto Cultural Santander / Recife - Brasil, 2009/ 2010 / 2011 - “Cristo – Morte e Ressurreição” Instituto Cultural Santander / Recife – Brasil , 2008 - "Outros Carnavais" Paço Alfândega / Recife – Brasil , 2007 - “Fotos de Carnaval” Torre Malacoff / Recife – Brasil, 2003 - “Olinda Arte em Toda Parte” 1ª, 2ª, 3ª e 4ª edição Mercado Eufrásio Barbosa / Olinda– Brasil , 2001 / 2002 / 2003 / 2004 - Fundação Abrinq Coletiva com Trinta Fotógrafos - Doação da Foto “Fusão” / São Paulo - Brasil, 1999 - “Coletiva Novos Talentos” Restaurante Pitanga / São Paulo - Brasil, 1999 - Photo of Humanities Festival EXHIBITION McGill University / Montreal – Canadá, 1999 - “Gueledes” ONG Direitos da Mulher Negra Centro Cultural / São Paulo - Brasil, 1999 - Coletiva de Fotógrafos Club B. A. S. E / São Paulo - Brasil, 1998 Publicações Livro “CARANDIRU - Registro Geral” Stil do filme CARANDIRU dirigido por Hector Babenco / São Paulo - Brasil, 2003 - FMR Franco Maria Ricci Capa e matéria da edição especial Revista de Arte Internacional nº 110 Monumento do escultor Victor Brecheret / Italia, 2001 Catálogos de Arte do Instituto Cultural Santander Eu, Maurício - Os espelhos de Nassau O Tesouro dos Abades - A arte devota do mosteiro de São Bento de Olinda Coleção Jarbas Vasconcelos - Arte Popular Campo das Princesas O Palácio do Governo de Pernambuco Catálogos do Olinda Arte em Toda Parte 1º, 2º, 3º e 4º Edição Prêmios “Baile dos Artistas” Artista Homenageado Recife - Brasil, 2005 - Colunistas Norte/Nordeste - 2001/2002/2003/2004/2005 Ouro 14 / Prata 17 / Bronze 09 Museu de Arte Contemporânea de Americana 1º Lugar Prêmio Jovem Revelação de Artes Plásticas / Americana – São Paulo - Brasil, 1999 Curriculum Profissional Fotógrafo Freelancer Thomas Baccaro Produções Fotográficas Novembro de 2009 -2012 - Estudio Thomas Baccaro Produções Fotográficas – Proprietário / Olinda – Pernambuco – Brasil, 2000 - 2009 - Fotógrafo sócio do estúdio fotográfico Base 1 / São Paulo – Brasil 1999-2000 - Assistências como Free Lancer para os Fotógrafos: Mario Cravo Neto, Claudio Edinger,Eduardo Castanho, Jhonny e David Zalbem. - Noções de Laboratório Preto & Branco e Cibachrome Mario Cravo Neto, Marcelo Lerner e Silvio Pinhatti. Ampliações Fotograficas de Arte - Preto & Branco / 1994 – 2000 - Workshop de Direção de Fotografia de Cinema Ronaldo Moreira e José Augusto De Blasiis - Ultima Filmes​ / 1998 - 1º Assistente do fotógrafo de Moda Thomas Susemihl - Black Box Estúdio Fotográfico​ / 1998 - 1º Assistente do fotógrafo Espanhol de Still Manolo Moran Manolo Moran Estúdio Fotográfico​ / 1997 - Assistente do Estúdio Fotográfico da Agência ALMAP/BBDO-Propaganda​ / 1997 - Assistente Geral do Estúdio Fotográfico da Agência de Publicidade DPZ Propaganda Equipe de Fotógrafos: Felipe Hellmeister, Rogério Miranda, Antônio Rodrigues e Roberto Donaire Outubro 1994 – Dezembro 1996 - Assistente do Fotógrafo e Laboratorista Marcelo Lerner Imager Estúdio e Laboratório Fotográfico​1994 *Textos sobre Thomas Baccaro MARIO CRAVO NETO 1998 Querido Thomas, Com muito carinho recebi suas primeiras fotografias. Com atenção as olhei, procurando com a satisfação de um namoro, o sublime reencontro através da arte na expressão pura do relacionamento humano. Vejo nas suas fotografias a tentativa do jovem em se aproximar de si mesmo, em se descobrir, em se relacionar com a vida e com os indivíduos atravéz da expressão maior que só a arte nos oferece. Redescubro nas suas fotografias o Sertão do Rio São Francisco, redescobrindo a mim mesmo quando, com sua idade, por lá perambulei, na tentativa do encontro do desconhecido – um novo horizonte. Procurando relacionar o paradoxo da vida do homem nordestino, a fragilidade da vida no sertão, a caótica experiência sócio-política deste final de século. Navegamos na mesma esquife – o jovem e o velho em direção do amanhã. A fotografia, a meu ver, é ainda prematura perante o passado avassalador das outras manifestações do espirito humano; por isso mesmo mais vibrante. Hector Babenco 2011 Vendo estas fotos do Thomas muitas coisas vem a minha memoria. A cara dele quando ganhou a primeira Nikon de segunda mão, lá pelos idos dos noventa. Já carregava na memoria ou na vontade a alma do registro vivida ao lado do Mario Cravo Neto com quem muito conviveu. Ai ele desaparece, se embrenha no Recife, e de lá parte para as paisagens do sertão que marcam esta exposição. O tempo passa e o olho vai descobrindo e vai se desdobrando achando outras graças Hoje vejo ele firme, solido, certo de si, a procura do fugaz para ver se acerta na eternidade. Quem poderá ser a alma inquieta que registra este olhar ao nada sem dor aparente? O que resta é este olhar impiedoso e ingenuamente romântico de um fotógrafo quando jovem a disparar contra o despertar da percepção. Ele é o que vé, o fotografo. Como lidar na memoria com este chapéu que insiste em identificar uma região, estes cangaceiros velhos curtidos do sertão me olhando.... a sombra da cadela de vidas secas ainda viva , perene, na sua sobrevida, me dizendo fraca e magra porem eterna a esta miséria que não é nem será fugaz. Estas fotos nos olham com o olhar do menino de cangaço, ate que os óculos grossos da lente que perpetuara a presença da luz estiver viva, e o que dizer das costas que ele me oferece, e desdém? Quer me ignorar ou esta fugindo destas palavras que ele me provoca, tem vergonha ou me acha pouco para falar da grandeza tão viva e eterna como a morte, o que dizer deste sol lá longe se lamentando de lamber este ser… Arnaldo Jabor 2012 Saudades do silêncio Vivemos numa iconosfera. Isso, em uma atmosfera de ícones, de imagens sem fim, onde tudo já foi visto, desde que a fotografia acabou com a pintura figurativa e iniciou a marcha das artes plásticas para o impressionismo até o mais delirante expressionismo abstrato. Muito do drama humano já foi retratado nas tragédias, nos registros sociais e políticos, nos flagrantes de desastres e amores, nos instantâneos de horrores, na documentação de nossa marcha histórica, da vida fluida que se eternizava no papel e hoje se guarda nas nuvens digitais em que viajamos na velocidade da luz. Estamos em toda parte ao mesmo tempo, e isso nos traz uma ilusão de onipotência quase mágica de continuidade total. Mas, infelizmente, nos faz esquecer que somos parte da natureza. Nós somos os animais que a olhamos de fora. Como disse Cézanne, somos a parte da natureza que se pensa em nós... Na fotos de Thomas Baccaro não se vê ninguém. Só vemos os intervalos, só vemos o que foi ocultado na multiplicação de temas e registros de nosso destino sem rumo. No fundo, a maioria das imagens da história da fotografia mostra nossa incapacidade de atingir uma plenitude. São a saga da patética luta para chegarmos a algum sentido, a uma harmonia que nunca chega. Nas fotos de Thomas está presente uma saudade do silêncio. Não só a ausência de som, mas do espaço. Ali está o louvor de um mundo que poderia ser mais puro, um mundo mais pacífico longe das lutas e dos mercados. Nas fotos de Thomas está a poesia das irrelevâncias onde vive o mistério, onde vemos os indícios de gestos que estão fora do quadro: um balão esquecido, um resto de fumaça, uma árvore sem paisagem. Uma das fotos de Thomas sintetiza sua visão de mundo: é a única imagem de um homem - um esqueleto virando terra, virando chão, virando natureza de novo. Na ascendência de Thomas, lembro de fotógrafos como Atget e seus espaços vazios, os ecos da leveza fantasmagórica de Lartigue, as paisagens épicas de Ansel Adams. Como Thomas, eles só mostravam o que não vemos nunca, ou o que esquecemos de ver. Rubens Fernandes Junior 2012 Silêncio As grandes revoluções são silenciosas. Como sentir a beleza e a elegância; como apreciar a penetrante intensidade da natureza; como fotografar o vazio da paisagem. Sim, os grandes silêncios perturbam nossa percepção. Nada é exagerado ou desnecessário nesse ensaio de Thomas Baccaro. A atmosfera criada torna densa e misteriosa a imagem, ora esmaecendo seu brilho, ora ofuscando a visão. Tudo é silenciosamente oriental: a composição simples, o contraluz sem exagero, o ritmo dos signos indiciais. Thomas elabora um estudo poético e delicado sobre olhar o mundo sem pressa. Valoriza a simplicidade e reduz os contrastes. Tocante serenidade que enfatiza o belo. Cris Fusco Flavia Fusco Assessoria de Imprensa e Comunicação 11.3083.1250 / 11.7865.0554 - ID 111*65502 cris@flaviafusco.com.br www.flaviafusco.com.br Voltar para "Entrada" PUBLICIDADE

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