Thursday, November 24, 2011

DIRCEU MAUÉS


Experimentações visuais na Funarte Brasília



O artista paraense Dirceu Maués alia a técnica rústica de fotografia do pinhole ao suporte digital



O artista paraense Dirceu Maués apresenta sua primeira exposição individual na capital federal com a videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”. A abertura da mostra é no dia 24 de novembro, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, para ocupação do espaço. A entrada é franca.



“Em um lugar qualquer – Outeiro” é uma instalação com vídeos, feitos a partir da animação de fotografias com câmeras pinhole, construídas com caixinhas de fósforo. As câmeras não possuem visor nem lente, apenas um pequeno furo de agulha, por onde a luz penetra. Para a mostra foram construídas mais de 150 câmeras, que captaram mais de 4 mil imagens. O trabalho é composto de seis vídeos que, juntos, formam uma visão panorâmica, de 360 graus, da praia de Outeiro, em Belém do Pará.



Dirceu Maués começou sua pesquisa construindo suas primeiras câmeras pinhole, em 2003. Desde então, já realizou várias exposições, no Brasil e no exterior. Sua obra estimula o debate sobre a utilização dos aparatos tecnológicos, principalmente daqueles ligados à produção de imagens. Maués subverte a ideia de tempo, de cada momento registrados nas fotografias, e aposta no acaso, ao permitir um tempo mais longo para a captura da imagem. Suas câmeras, sem visor nem lente, produzem um cinema/vídeo que nos revela as paisagens de qualquer lugar, sem a preocupação tradicional com a precisão, com o máximo de fidelidade à toda imprecisão captada. Afinal, neste trabalho, o que importa é a potência poética do “erro”, do ruído e do acaso.



“Em um lugar qualquer – Outeiro” já foi apresentado em Montevidéu no Centro Municipal de Fotografia (CMDF), em 2010, e recebeu, em outubro de 2011, o prêmio Residência Artística, para a Academia Livre de Belas Artes (WBK) – Holanda – no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em São Paulo.



Na edição da exposição em Brasília, a vídeoinstalação alia-se a uma oficina gratuita de técnicas de pinhole – resultado de uma parceria entre o artista e o Centro Cultural Casa das Artes. As aulas acontecerão entre os dias 05 e 09 de dezembro, com vagas limitadas.





Serviço:

Videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”, de Dirceu Maués

Abertura: 24 de novembro de 2011, quinta-feira, às 19h

Visitação: 25 de novembro a 25 de dezembro, das 9 às 21h (segunda-feira a domingo)

Local: Galeria Fayga Ostrower - Complexo Cultural Funarte

Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural

Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Brasília (DF)

Entrada Franca



Oficina de câmeras artesanais

Data: 05 a 09 de dezembro

Horário: Das 10h às 13h

Local: Centro Cultural Casa das Artes

Asa Norte SCLN 102 – BLOCO C – Subsolo




Confira o making off: http://www.youtube.com/watch?v=X1BqpcKQXjs



Inscrições gratuitas - vagas limitadas
Informações: 3031-6615



Contatos para entrevistas

thaismargalho@gmail.com

(61) 9331-4326

0 Comments:

Post a Comment

<< Home