I FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGIA AUDIOVISUAL - XPTA.LAB
1ª FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AUDIOVISUAL – XPTA.LAB
DE 3 A 5 DE ABRIL EM SP
Desenvolvidos por laboratórios de experimentação e pesquisa em tecnologias audiovisuais, 52 projetos de excelência nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais estão reunidos na 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB, que acontece de 3 a 5 de abril de 2011, nas dependências da Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana, São Paulo).
Trata-se do resultado do edital Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA .LAB, lançado em 2009 pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.
O edital tem como objetivo apoiar laboratórios voltados para a pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais e contemplou quatro laboratórios de excelência: Natalnet (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Wikinarua (Universidade de Brasília), LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Universidade Federal da Paraíba) e Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.
Cada laboratório é responsável por um projeto de excelência e mais doze projetos consorciados, resultando em um total de 52 protótipos apoiados pelo Edital XPTA.LAB, que foram finalizados em dezembro de 2010. Conheça abaixo os projetos e seus responsáveis.
1 – projeto Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisual pela Internet e TV Digital
Trata-se de uma plataforma de integração de ferramentas, documentos e protótipos funcionais reunidas em um live CD ou imagem .ISO baseado em Ubuntu. O projeto visa o desenvolvimento de um arcabouço de técnicas para a produção e difusão de conteúdos culturais audiovisuais, em formatos dos mais diversos, compatibilizando para que sejam acessíveis pelos mais diversos meios, tais como difusão pela Internet, em TV (Digital), celulares e outros dispositivos de exibição. Através deste ferramental, será possível mixar conteúdos distintos, sendo produzidos de forma distinta e remotamente, num único conteúdo para ser disseminado ao público em geral através dos meios citados.
Responsável: Luiz Marcos Garcia Gonçalves / UFRN – Laboratório Natalnet (Natal/RN)
Consorciados: Natalnet-UFRN (Natal/RN), ECT-UFRN (Natal/RN), COMUNICA-UFRN (Natal/RN), Poéticas Tecnológicas-IHAC-UFBA (Salvador/BA), IC-UFAL (Maceió/AL), LAVID/UFPB (João Pessoa/PB), DIMAP-UFRN (Natal/RN), LCG-UFRJ (Rio de Janeiro/RJ), FANAT-UERN (Mossoról/RN), LUMEN-UERN (Natal-RN), José Carlos Aronchi de Souza (São Paulo/SP).
2 – projeto WIKINARUA
Wikinarua é uma rede social composta por quatro serviços principais: 1. Cartografia colaborativa com blogmaps; 2. ciberadio, 3. software para dispositivo móvel, denominado de realidade urbana aumentada (RUA), 4. Enciclopedia (wiki) e um gamearte para dispositivo móvel denominado Cyber Ton Ton, em realidade aumentada. Além dos serviços principais, que visam a inclusão social pela arte, o wikinarua contém os 12 protótipos desenvolvidos pelos consorciados. Wikinarua.com compreende conexão entre redes a partir da utilização de dispositivos móveis, como celulares, com tecnologia de Realidade Urbana Aumentada (RUA), software criado na Universidade de Brasília, especialmente para que cada individuo, localizado em qualquer parte do Brasil, incluindo os de comunidades isoladas como quilombolas, indígenas ou outras, possam modificar e intervir no seu contexto urbano e/ou meio ambiente, por meio da arte com imagens, sons, animações, textos, contendo também uma rádio, onde você pode fazer a sua programação e participar com outras informações, no intuito de diminuir inclusive as diferenças sociais, em tempo real.
Responsável: Suzete Venturelli / Wikinarua – MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual
Consorciados: Universidade Federal de Goiás – Departamento de Artes Visuais – Coordenador Cleomar Rocha (LIME/UFG-Goiânia/GO), Universidade Federal do Piauí (UFPI-Picos) – Coordenador Algeir Prazes Sampaio (Picos-Piauí), Alexandra Caetano (UnB/DF), Bruno Ribeiro Braga (UnB/DF), Camila Cavalheiro Hamdan (UnB/DF), Tiago Franklin Rodrigues Lucena (UnB/DF).
3 – projeto Estação-Escola de Televisão Digital
Ferramenta para o desenvolvimento de testes virtuais de aplicação interativa através do acesso remoto aos equipamentos de uma estação de TV. A ferramenta, VirtuaLabTV, virtualiza o processo de testes fornecendo acesso remoto aos equipamentos de um laboratório real. A Estação-Escola cria a possibilidade dos produtores independentes audiovisuais testarem seus programas interativso em um ambiente real de televisão digital interativa. O objetivo principal desse projeto é a diminuição do custo de produção e teste dos programas interativos viabilizando a entrada no mercado de pequenos produtores.
Responsável: Guido Lemos de Souza Filho / UFPB – LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (João Pessoa/PB)
Consorciados: Núcleo de Produção Digital (Fortaleza/CE), Núcleo de Produção Digital (Aracaju/SE), Núcleo de Produção Digital (Belém/PA), Núcleo de Produção Digital (Rio Branco/AC), Associação Baiana de Cinema e Vídeo – ABD-BA (Salvador/BA), Fundação Aperipê de Sergipe (Aracaju/SE), TV UFMA (São Luís/MA), Associação Brasileira de Documentarista – ABD/PB (João Pessoa/PB), Núcleo de Produção Digital (Teresina/PI), Ponto de Cultura/ONG Ideário Comunicação, Cultura e Educação Popular (Maceió/AL), Ponto de Cultura/ONG Galeria ZooN de Fotografia (Natal/RN), Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual – RNA (João Pessoa/PB).
4 – projeto Virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing
Trata-se de uma plataforma para virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing, isto é, do desenvolvimento de um framework básico de comunicação em nuvem com suporte e desenvolvimento de conteúdos distribuídos multiusuários de realidade virtual e aumentada para TV digital, dispositivos móveis (smartphones, PDAs) e computadores pessoais, incluindo, além do código, documentação e exemplos básicos do emprego deste framework, através de projetos específicos, e também suporte a seu uso pelos laboratórios consorciados.
Responsável: Luís Carlos Trevelin / UFSCar – Departamento de Computação – Consórcio GSDR/LINCE (São Carlos/SP)
Consorciados: LSTR/UNESP (Bauru/SP), LabTEVE/UFPB (João Pessoa/PB), GVDM/UFPA (Belém/PA), Abútua Tecnologia (Sorocaba/SP), Corollarium Tecnologies (Itapecerica da Serra/SP).
Mais informações:
xpta@cinemateca.org.br ou (11) 3512.6111 ramal 237 / (11) 5084.3252 / (11) 5081.7370
XPTA.LAB – conheça os 52 protótipos
MídiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte e realidade Virtual
Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Projeto de Excelência – Wikinarua
Coordenação Suzete Venturelli
Wikinarua é uma rede social composta por quatro serviços principais: 1. Cartografia colaborativa com blogmaps; 2. ciberadio, 3. software para dispositivo móvel, denominado de realidade urbana aumentada (RUA), 4. Enciclopedia (wiki) e um gamearte para dispositivo móvel denominado Cyber Ton Ton, em realidade aumentada. Além dos serviços principais, que visam a inclusão social pela arte, o wikinarua contém os 12 protótipos desenvolvidos pelos consorciados. Wikinarua.com compreende conexão entre redes a partir da utilização de dispositivos móveis, como celulares, com tecnologia de Realidade Urbana Aumentada (RUA), software criado na Universidade de Brasília, especialmente para que cada individuo, localizado em qualquer parte do Brasil, incluindo os de comunidades isoladas como quilombolas, indígenas ou outras, possam modificar e intervir no seu contexto urbano e/ou meio ambiente, por meio da arte com imagens, sons, animações, textos, contendo também uma rádio, onde você pode fazer a sua programação e participar com outras informações, no intuito de diminuir inclusive as diferenças sociais, em tempo real.
Projeto Consorciado 1 – Blood & Brains
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Artes Visuais
Coordenação Cleomar Rocha
Game criado com base no site Twitter, a partir de nova interface gráfica para o microblog, que incorpora elementos de jogabilidade.
Projeto Consorciado 2 – Animação Interativa
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Artes Visuais
Coordenação Cleomar Rocha
Aplicativo on-line que viabiliza a produção de animações interativas para a rede social Wikinarua.
Projeto Consorciado 3 – Interface baseada em movimento para PC e CyberTV
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Artes Visuais
Coordenação Cleomar Rocha
Interfaces computacionais onde dispositivos interativos são acionados a partir de gestos, como um game ou um passador de slides. Os acionamentos se dão por direções que os gestos imprimem, em acionamentos diretos.
Projeto Consorciado 4 – Interfaces computacionais – blog
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Artes Visuais
Coordenação Cleomar Rocha
A identificação do lastro de desenvolvimento das interfaces computacionais, tanto do passado quanto das experimentações prospectadas atualmente, forma a base deste projeto, de orientação teórica e apresentado na forma de blog.
Projeto Consorciado 5 – Jogo para PC´s (Desktop): “Do Delta a Gyn”
Universidade Federal do Piauí-UFPI
GATE – Grupo de Arte e Tecnologia da UFPI
LIPPO – Laboratório de Investigações e Pesquisas em Poéticas Digitais
Coordenação Prof. Algeir Sampaio
Jogo em 3D para ser jogado em computadores pessoais, individualmente por cada jogador, tendo como objetivo principal libertar a índia Macirajara do cárcere dos índios guerreiros.
Projeto Consorciado 6 – Jogo para Celulares Smartphones – Jogo “O dia da caça!”
Universidade Federal do Piauí-UFPI
GATE – Grupo de Arte e Tecnologia da UFPI
LIPPO – Laboratório de Investigações e Pesquisas em Poéticas Digitais
Coordenação Prof. Algeir Sampaio
Jogo em 2D para ser jogado em celulares Smartphones ou em PC`s através do emulador do celular Androíd. O jogo individual e o objetivo é libertar os animais em cativeiro presos pelos caçadores.
Projeto Consorciado 7 – Jogo para TV Digital – Jogo “Estrada do Saber”
Universidade Federal do Piauí-UFPI
GATE – Grupo de Arte e Tecnologia da UFPI
LIPPO – Laboratório de Investigações e Pesquisas em Poéticas Digitais
Coordenação Prof. Algeir Sampaio
Jogo em 2D para a plataforma da TV Digital. O game pode ser jogado por até cinco pessoas e seu objetivo é interagir, divertir e principalmente, espalhar conhecimento sobre a cultura brasileira.
Projeto Consorciado 8 – Aplicativo para TV Digital – Aplicativo “TV Capivara”
Universidade Federal do Piauí-UFPI
GATE – Grupo de Arte e Tecnologia da UFPI
LIPPO – Laboratório de Investigações e Pesquisas em Poéticas Digitais
Coordenação Prof. Algeir Sampaio
Aplicativo em 2D para a plataforma da TV Digital. O aplicativo em forma de game pode ser jogado por um jogador por vez e seu objetivo é interagir, divertir e principalmente, possibilitar conhecimento sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara no sul do estado do Piauí.
Projeto Consorciado 9 – TVICAM-Câmera Interativa para CyberTV
Coordenação Alexandra Cristina Caetano
O protótipo Tvicam é composto da câmera infravermelha integrada ao midleware que compõe o conversor da TVDigital, Ginga-J, utilizada na captura e mapeamento de movimento por determinação de diferença entre a posição ocupada pelo corpo.
Projeto Consorciado 10 – Gamearte para Cybertv: Kuarup
Coordenação Bruno Ribeiro Braga
O game arte para ciberTV Kuarup é um jogo desenvolvido para tvDigital. Visa na linguagem do jogo eletrônico desenvolver jogos com atributos artísticos que exponham características da nossa história enfatizando nossos costumes, a paisagem, a sociedade multicultural, as diferenças regionais e a miscigenação.
Projeto consorciado 11 – Games com realidade aumentada (GRA): sua própria tela para o mundo.
Coordenação Camila Hamdan
O projeto teve por objetivo o desenvolvimento de jogos para celular, que funcionam com software de realidade aumentada. As camadas de imagens são visualizadas por meio da câmera do celular, fundindo imagens reais e virtuais em tempo real.
Projeto Consorciado 12 – Narrativas Emergentes em Vida Urbana Misturada
Coordenação Tiago Franklin Rodrigues Lucena / LART/ UnB
Aplicação móvel chamada aQi!, desenvolvida para celulares com plataforma Android. Com ela usuários podem escrever, divulgar e colaborar com histórias de outros usuários, divulgando-as imediatamente.
Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – Lavid
Universidade Federal da Paraíba
Departamento do Informática
Projeto de Excelência – Estação-Escola de Televisão Digital/VirtuaLabTV
Coordenação Guido Lemos de Souza Filho
Ferramenta para o desenvolvimento de testes virtuais de aplicação interativa através do acesso remoto aos equipamentos de uma estação de TV. A ferramenta, VirtuaLabTV, virtualiza o processo de testes fornecendo acesso remoto aos equipamentos de um laboratório real.
A Estação-Escola cria a possibilidade dos produtores independentes audiovisuais testarem seus programas interativso em um ambiente real de televisão digital interativa.
O objetivo principal desse projeto é a diminuição do custo de produção e teste dos programas interativos viabilizando a entrada no mercado de pequenos produtores.
Projeto Consorciado 1 – Trilhos Urbanos
Núcleo de Produção Digital – Fortaleza
Documentário ficcional sobre situações de trabalho de três personagens (pescador, mototaxista e coletora de lixo) com interatividade gira em torno de informações adicionais sobre a cidade, enquetes e escolha de caminhos no roteiro a partir dos personagens.
Projeto Consorciado 2 – Ponto de Encontro
Núcleo de Produção Digital – Belém
Documentário ficcional interativo que trabalha o contexto escolar através da visão de três personagens (alunos) e suas impressões em que o telespectador pode escolher a caminhos diferentes através dos personagens e também informações sobre escola e enquetes.
Projeto Consorciado 3 – Boletim Cultural
Núcleo de Produção Digital – Rio Branco
O programa interativo é divido em quatro blocos onde o primeiro é documentário sobre cultura no Estado, dois são videoclipes de bandas e um interprograma sobre um grupo teatral. Em cada um dos blocos a interatividade acontece conforme o contexto abordado, mas toda interação é baseada no tema central que é a cultura do Estado, como por exemplo; o recurso interativo sobre a agenda cultural.
Projeto Consorciado 4 – Viagem ao Mundo do Teatro
Núcleo de Produção Digital – Teresina
Programa informativo e educativo sobre o teatro em que se tem um apresentador que explicar as características e acontecimentos na historia do teatro e logo após cada bloco o apresentador dá três opções de filmes relacionados ao contexto abordado para o público escolher e assistir.
Projeto Consorciado 5 – InTrânsito
Núcleo de Produção Digital – Aracaju
Programa interativo que aborda o tem do ciclismo na cidade de Aracaju. A partir do personagem ciclista, o telespectador é conduzido a conhecer a infraestrutura oferecida pela cidade e benefícios deste esporte. A interatividade está direcionada em mapas que mostram as distâncias de percursos, melhores vias e os benefícios da atividade.
Projeto Consorciado 6 – Maré Viva
Ideário Comunicação, Cultura e Educação Popular
Documentário ficcional interativo que tem como temática turismo e alternativo na cidade a partir de comunidade de pescadores que recebem o turista. A interatividade se baseará em informações sobre a cidade, cultura, comidas, hotelaria numa opção de turismo alternativo.
Projeto Consorciado 7 – Navegar
TV Universitária – UFMA
Programa informativo que conta a história da cidade de São Luis. Na narrativa o apresentador aborda também a TV digital e as possibilidades trazidas pela interatividade, convidando o telespectador a interagir em determinados momento do programa.
Projeto Consorciado 8 – A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe Imediato
Associação Brasileira de Documentaristas – João Pessoa/PB
Teledramaturgia interativa que aborda as diferentes formas de um funcionário pedir aumento ao chefe. O roteiro em W apresenta diferentes combinações de desfecho a partir da escolha do telespectador em determinados momento da narrativa.
Projeto Consorciado 9 – Cidade Insustentável
Associação Baiana de Cinema e Vídeo – Salvador/BA
Programa interativo em formato de seriado que aborda os quatro elementos da natureza em contexto vivido por personagens, e com isso abre uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável. A interatividade se dá por informações adicionais, enquetes e jogo.
Projeto Consorciado 10 – Gincana Cultural
Ong Zoon Fotografia – Natal/RN
Programa de auditório com a participação de duas equipes, composto por três alunos cada, que disputam uma gincana cultural. A interatividade é estimulada pela apresentadora em determinados pontos do programa.
Projeto Consorciado 11 – Lá em casa é assim
Fundação Aperipe – Aracaju/SE
Documentário ficcional interativo, que através de situações vivenciadas por duas personagens principais aborda temas diversos e abre possibilidades de interatividade para serviço público como concurso, serviço bancário, serviço de saúde e segurança.
Projeto Consorciado 12 – Rede Nordestina Audiovisual
RNA – ABD-PB Seção Paraíba
A versão do RNA para o projeto VirtuaLabTV se dá com o objetivo de usar as bases do portal para permitir o acesso e distribuição aos materiais audiovisuais dos parceiros por meio de uma comunidade virtual, inicialmente aberta apenas para os participantes dos projetos.
Laboratório Natalnet
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Engenharia de Computação e Automação
Projeto de Excelência – Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdo Audiovisual pela Internet e TV Digital
Coordenação Luiz Marcos Garcia Gonçalves
Plataforma de integração de ferramentas, documentos e protótipos funcionais reunidas em um live CD ou imagem .ISO baseado em Ubuntu.
Projeto Consorciado 1 – Comunicação e Interação em Ambientes Virtuais Colaborativos
Coordenação Prof. Aquiles Burlamaqui
Servidor web de ambientes virtuais 3D multiusuários e interativos.
Projeto Consorciado 2 – Middleware para integração de dispositivos remotos TVDI
Coordenação Prof. Luiz Eduardo Cunha Leite
Conjunto de programas de computador (middleware) instalados em um set top box de TV Digital que realizarão controle de dispositivos externos utilizando uma linguagem de alto nível e conexão sem fio.
Projeto Consorciado 3 – Versão interativa de Videobox
Coordenação Prof. Josimey Costa da Silva
Pasta de produção de programa televisivo com suporte a ferramentas desenvolvidos por outros projetos consorciados adaptados à TV Interativa.
Projeto Consorciado 4 – Visualização de dados multidimensionais pela internet
Coordenação Prof. Alejandro Frery
Ferramenta de disponibilização de dados multivariados de uma entidade geradora para o usuário final.
Projeto Consorciado 5 – Análise Formal das Linguagens Gráficas e de Interação
Coordenação Prof. Eliana Almeida
O produto foi concebido para garantir a disponibilização do conteúdo gráfico de modo claro, compreensível e sem ambiguidades do produto Visualização de dados multidimensionais pela internet que o complementa. O produto é resultado da análise das principais linguagens gráficas de interação do ponto de vista de linguagens formais aplicado ao contexto da TV Digital.
Projeto Consorciado 6 – Gerenciador de vídeos do GT-MDA
Coordenação Prof. Guido Lemos e Tatiana Aires Tavares
Gerenciador de fluxos de vídeos enviados e recebidos pela estrutura de internet. Reúne módulos codificadores, decodificadores e um articulador com interface gráfica de gerenciamento do vídeo enviado e recebido pela internet.
Projeto Consorciado 7 – Colaboke – Áudio Colaborativo
Coordenação Prof. Dênio Mariz e Tatiana Aires Tavares
Servidor de arquivos de áudio na internet que funcionará como uma biblioteca de áudio na qual o internauta poderá abastecer com faixas e trilhas sonoras de sua própria autoria, além de compartilhá-las ou mixá-las com outros internatas.
Projeto Consorciado 8 – Ampliando a Exeperiência de Visitação em Ambientes Virtuais 3D através de Tecnologia da Web Semântica
Coordenação Prof. Cláudia Ribeiro
Ferramenta de busca baseada em similaridade semântica para objetos 3D em museus virtuais.
Projeto Consorciado 9 – Utilização do paradigma grid computing em aplicações multimídias para o Sistema Brasileiro de TV Digital
Coordenação Prof. Sebastião Emídio Alves
Conjunto de pacotes a serem distribuidos entre set top box, celular e computadores pessoais para dar suporte a processamento distribuído entre esses equipamentos.
Projeto Consorciado 10 – Corpos e avatares em interação em ambiente 3D para aplicações artísticas audiovisuais
Coordenação Prof. Ivani Santana
Espetáculo de dança que destaca a fusão de ambientes e dançarinos remotos e controle imersivo de dispositivos. O produtor permite a elaboração de espetáculos que englobem a relação dançarino, avatar, usuário-web e espectador. Utiliza ferramentas desenvolvidas pelos projetos consorciados 1, 2 e 6.
Projeto Consorciado 11 – Roda dos Gêneros da Progaramação de TV
Coordenação Prof. José Carlos Aronchi de Souza
A Roda dos Gêneros da Programação de TV se apresenta como um gráfico em forma de disco contendo dados sobre a programação televisiva dispostas em anéis concêntricos.
Projeto Consorciado 12 – Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Interdispoditivos pata TV Digital Interativa
Coordenação Prof. Selan Rodrigues dos Santos e Ricardo Cordeiro de Farias
Jogos para celular, computador e set top box de TV Digital.
Consórcio GSDR/LINCE
Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Computação
Projeto de Excelência – Virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing
Coordenação Luís Carlos Trevelin
Plataforma para virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing, isto é, do desenvolvimento de um framework básico de comunicação em nuvem com suporte e desenvolvimento de conteúdos distribuídos multiusuários de realidade virtual e aumentada para TV digital, dispositivos móveis (smartphones, PDAs) e computadores pessoais, incluindo, além do código, documentação e exemplos básicos do emprego deste framework, através de projetos específicos, e também suporte a seu uso pelos laboratórios consorciados.
Projeto Consorciado 1 – Obra digital Menna Barreto
Coordenação Corollarium Tecnologia
Instalação que permite ao público explorar e interagir em um ambiente tridimensional, baseado na obra da artista plástica brasileira Sônia Menna Barreto.
Projeto Consorciado 2 -Interação corporal por reconhecimento de imagens
Coordenação Corollarium Tecnologia
Sistema de interação corporal baseado no reconhecimento de imagens de uma webcam, capaz de identificar a forma esqueletal de um usuário.
Projeto Consorciado 3 – Jogos Colaborativos para TV Digital voltados para deficientes visuais
Coordenação Corollarium Tecnologia
Jogo para TV Digital voltado para deficientes visuais.
Projeto Consorciado 4 – Arqueologia Interativa
Coordenação LabTEVE/UFPB
Este projeto tem como objetivo prover conteúdo cultural relacionado à arqueologia. O objeto do trabalho será o Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá, localizado no interior da Paraíba, no município de Ingá.
Projeto Consorciado 5 – Arte Itinerante com Museus Virtuais
Coordenação LabTEVE/UFPB
Este projeto tem como objetivo prover conteúdo cultural a partir da visitação de museus dispostos na Internet.
Projeto Consorciado 6 – Sistema Multiprojeção para Múltiplas Visões de Dados Coordenadas para suporte a Análise de Grandes Bases de Dados Multidimensionais
Coordenação UFPA
Ferramenta de visualização de dados interativa com múltiplas visões de dados coordenadas, que possam ser facilmente configuradas pelo usuário.
Projeto Consorciado 7 – Aplicações de Visualização de Informação em TV Digital para suporte à Compra de Produtos On-line
Coordenação UFPA
Aplicação de visualização de informação para TV Digital com o objetivo de oferecer suporte ao usuário na busca ou compra de produtos on-line.
Projeto Consorciados 8 – Aplicação Colaborativa de Visualização de Informação em Realidade Aumentada
Coordenação UFPA
Ambiente colaborativo utilizando realidade virtual aumentada, onde o usuário poderá interagir com visualizações em 3D fazendo o uso de câmeras e marcadores utilizados em realidade virtual aumentada.
Projeto Consorciado 9 – Sistema de Realidade Virtual para Estruturas Dentárias
Coordenação UNESP
Sistema de Realidade Virtual para Arcadas Dentárias.
Projeto Consorciado 10 – A comunicação em Libras com Auxílio de Realidade Virtual
Coordenação UNESP
Aplicação que utiliza Realidade Virtual para a visualização do alfabeto LIBRAS numa projeção tridimensional de um humano virtual em tempo e em tamanho real.
Projeto Consorciado 11 – Construção de Marionetes Digitais para Narrativas Interativas
Coordenação Abútua Tecnologia
Instalação mínima para a construção de narrativas interativas usando as marionetes digitais (estudo de caso).
Projeto Consorciado 12 – Instalação para Construção de Espetáculos Virtuais usando Marionetes Digitais
Coordenação Abútua Tecnologia
API (Interface de Programação de Aplicativos) que suporta a animação em tempo real das marionetes digitais que será integrada a um motor gráfico para jogos de computadores 3D.
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