Friday, April 30, 2010

Entre o Profano e o Sagrado



Exposição de Fotografias
ELA – Entre o Profano e o Sagrado
Espaço Cultural Maurice Valansi, - Rua Martins Ferreira, 48, Botafogo
VERNISSAGE: 03 de maio de 2010, 20 horas
Visitação até 3 de julho de 2010
Entrada Franca coletivo AMOARA
René Dsouza_Manu Leite
21 25879513 / 84589513
dsouzaleite@dsouzaleite.com.br


No Século XV, o renascimento elegeu a pintura e a escultura como as mais puras e preferidas formas de expressão artística.
Neste momento os grandes nomes propuseram ao mundo formas mais realísticas, utilizando técnicas como “sfumato” e “chiaroscuro”, o jogo entre luzes e sombras criando perspectiva, profundidade e encantamento.
Nós do coletivo de fotos AMOARA, (coletivoAMOARA) formado por Manu Leite e René Dsouza nos apropriamos dessas técnicas, porém ao invés de velas para iluminar utilizamos uma lanterna, no lugar de pincéis, tintas e telas, câmera em longa exposição, ao invés da penumbra ambiente, a escuridão.
O resultado pode ser conferido no simpático e acolhedor Espaço Cultural Maurice Valansi, Rua Martins Ferreira, 48, em Botafogo, na vernissage da exposição, dia 3 de maio de 2010, às 20 horas. com entrada franca e música ao vivo, com trilha sonora de MPB especialmente escolhida para o tema da exposição.
Com 24 fotos de tamanhos que vão de 0,60x0,40m a 1.20x0.80m que criam impacto pela sua dimensão, tema e a técnica utilizada. A exposição ficará aberta até o dia 3 de julho de 2010 para visitação.
Através dos tempos a forma humana desnuda representa a pureza, a fertilidade e a sensualidade. A junção do profano e do sagrado, nas justas medidas, nos leva hoje ao equilibrado ponto de vista da beleza por ela mesma, transcendente, exótica, que realçada entre o véu negro da escuridão por uma fonte de luz, descortina as formas perenes do ser humano.



Contornos iluminados do belo ideal, partes sombreadas que suavizam a transgressão intrínseca da representação.
A contemporaneidade artística não mais nos leva para a fogueira inquisitória do profano, nem para a castidade extrema que incita pervertidos e ainda afasta o olhar do vulgar lugar comum da pobre visão erótica sensitiva.
Inquietante, inspiradora e bela, por vezes povoada de símbolos poéticos, elegante e harmoniosa em sua leve forma básica, e por vezes arrebatadora e metaforicamente impactante incitando nossos desejos inquisitórios, são essas formas, com seu lúdico prazer de transgredir, que ao longo dos séculos encantam a artistas, reis, mecenas e governantes.
Situar-se entre o profano e o sagrado, desconstruindo conjuntos, hibridamente não se retendo explicitamente ao óbvio nem criando abstrações, somente pela força da representação das formas, seus adereços e composição, envolto pelo mesmo véu negro da escuridão que envolve o instigante instante anterior de cada clique, é o desafio.

coletivo AMOARA
René Dsouza_Manu Leite
21 25879513 / 84589513
dsouzaleite@dsouzaleite.com.br

Exposição de Fotografias
ELA – Entre o Profano e o Sagrado
Espaço Cultural Maurice Valansi, Rua Martins Ferreira, 48, Botafogo
VERNISSAGE: 3 de maio de 2010, 20 horas
Visitação até 3 de julho de 2010
Entrada Franca

0 Comments:

Post a Comment

<< Home