Friday, January 30, 2009

4/QUATRO

4/Quatro

Espaço SESC
Abertura: 27 de janeiro de 2009, às 19h
Visitação pública: 28 de janeiro a 1º de março de 2009

Curadoria: Monica Botkay



O Espaço SESC – SESC Copacabana apresenta a partir do dia 27 de janeiro de 2009, para convidados, e do dia seguinte, para o público, a exposição “4/Quatro”, que reúne 30 trabalhos dos consagrados fotógrafos Levindo Carneiro, Walter Carvalho, Walter Firmo e Zeka Araújo. A curadoria é de Monica Botkay, também fotógrafa, que afirma ter buscado “pensar a fotografia brasileira frente à pluralidade da produção contemporânea”. Para isso, ela quis reunir “quatro grandes fotógrafos brasileiros, todos com mais de 30 anos de carreira e com olhares e experiências distintas”.

“Nas obras exibidas, podem-se apreciar os procedimentos técnicos e o modo de abordagem do objeto que irão diferenciar estes artistas, cada um guerreiro de sua trajetória, cujo lugar na história da fotografia nacional já está consolidado”.

Monica Botkai observa que a intenção desta mostra é “surpreender com a liberação dos sentidos que cada um destes artistas traz na construção de suas diferenças, e provocar uma relação de parceria com os espectadores”.

Walter Firmo, em seus 51 anos de carreira, se destacou pela fotografia tradicional analógica, em uma linguagem que valoriza a suavidade do elemento poético. Os motivos de suas fotografias podem ser tanto ruas e personagens de cidades cosmopolitas como folhas espalhadas ao vento num jardim anônimo. Em “4/Quatro”, mostrará seis fotografias, feitas com negativo 6 x 6, de duas séries: “Noivas”, de 2005, e “Crianças”, de 1978 e 2004.

Walter Carvalho, considerado um dos maiores nomes da fotografia para cinema, desenvolve desde 1974 intensa atividade como fotógrafo. Nessa exposição, as quatro fotografias da série “Que não se domam ao tempo” revelam seu olhar que capta sutilezas de um Brasil que, mesmo contemporâneo, se mantém selvagem e adverso. As fotografias foram feitas em uma Haselblad, panorâmica, de 35mm. Três são inéditas: “

Levindo Carneiro é ligado às novas tradições fotográficas, utilizando-se de recursos como manipulação digital e efeitos 3D. Com 30 anos de carreira, também atua no campo a publicidade e sua obra é marcada por uma diversidade temática e visual que ilustra o sentimento de referências múltiplas na cultura da contemporaneidade. Ele vai mostrar dez fotografias, feitas em câmera digital, da série “Criaturas [naturalmente artificial]”.

Zeka Araújo tem 40 anos de atividade, e é um pesquisador incansável que liga a tradição fotográfica a uma poética que está além da foto. Na base de suas criações, encontra-se a indagação permanente do que é a natureza e o que é a cultura, e a certeza de que o homem contemporâneo não aceita mais um olhar induzido. Em “4/Quatro”, serão 11 fotografias feitas em 2008 e 2009, das quais nove foram feitas em câmera digital especialmente para a mostra. Duas fotografias são “sanduíches de slides”, que para ele são o “final do analógico, já com o escaneamento digital”. Ele utilizou duas fotografias feitas em câmera analógica, digitalizando-as e fundindo as duas em uma.

Serviço: 4/Quatro
Espaço SESC
Abertura: 27 de janeiro de 2009, às 19h
Visitação pública: 28 de janeiro a 1º de março de 2009
Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana
Telefone: 21 2548.1088

Horário: de terça a domingo das 14h às 18h
Entrada Franca


Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br/beatriz@cwea.com.br/
marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home