Tuesday, November 04, 2008

Casinha Daros


Museu da Maré recebe a mostra “Casinha Daros”, com fotografias em pinhole feitas por jovens e crianças

Oficinas feitas na Casa Daros, em Botafogo, utilizaram caixinhas de filme e latas de leite em pó como câmeras fotográficas


Museu da Maré, Rio
Dia 08 de novembro de 2008, às 11h
Visitação: até 21 de dezembro de 2008
Entrada franca


O Museu da Maré abre no dia 08 de novembro de 2008, sábado, às 11h, a exposição “Casinha Daros”, que reúne fotografias do antigo casarão de Botafogo, onde funcionará, em 2009, a Casa Daros, feitas a partir de processos artesanais. O registro das imagens foi feito com caixinhas de filme e latas velhas de leite em pó por crianças e jovens que moram na favela da Maré, e alunos das escolas municipais Francisco Alves e João Saldanha, em Botafogo.

A idéia de exibir as fotografias mágicas e impactantes surgiu após a realização de quatro oficinas, em 2007, na Casa Daros, em Botafogo, sob coordenação do fotógrafo Bira Carvalho, do projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas, com as técnicas de pinhole – literalmente “buraco de alfinete” –, que faz uso do princípio da “câmera escura”, no qual a fotografia se baseia. Nele, a luz entra por um pequeno orifício e é capturada dentro da câmera, fazendo com que a imagem sofra um processo de inversão. Devido justamente à simplicidade da técnica, as fotografias de pinhole apresentam resultados surpreendentes e com caráter artístico.

A exposição ocupará três salas do Museu, e abrangerá fotografias emolduradas na parede, um álbum com todas as fotografias feitas, 23 câmeras artesanais de pinhole e cinco câmeras escuras portáteis. No dia de abertura da mostra, o público poderá ver ainda fotos e um vídeo que documentaram as oficinas.

Próximo à exposição será construída uma câmara escura, como uma grande lata de pinhole, para que o público possa entrar e ver o princípio da formação da imagem e entender como se produz a fotografia.


CASARÂO CENTENÁRIO

No ano passado e este ano, as crianças registraram, durante as oficinas, o casarão centenário que abriga a Casa Daros, atualmente em obras de revitalização. A Casa Daros é um projeto da Daros-Latinamerica, instituição sediada em Zurique, Suíça, que reúne a maior coleção de arte latino-americana da Europa. Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2009, a Casa Daros pretende ser uma plataforma de encontro, reflexão e diálogo sobre a atualidade sócio-cultural e artística da América Latina, integrando arte, educação e comunicação.

O resultado das fotos realizadas nas oficinas em 2007 levou os diretores da Casa Daros, juntamente com o projeto Imagens do Povo/Observatório de Favelas, a organizar uma exposição para que os alunos e seus familiares pudessem ver os trabalhos reunidos. A mostra já esteve no escritório da Casa Daros, em Botafogo, de abril até o momento, quando faz essa itinerância para o Museu da Maré, onde toda a comunidade poderá ver esse belo resultado. O projeto em 2007 reuniu 40 crianças e jovens da favela da Maré.

Como desdobramento pedagógico da exposição inaugural, a Casa Daros convidou a Escola de Fotógrafos Populares da Maré/Observatório de Favelas e o grupo de fotografia pinhole Mão na Lata, coordenado pela fotógrafa Tatiana Altberg, para realizar oficinas de pinhole com as escolas municipais Francisco Alves e João Saldanha próximas à instituição, em Botafogo. O programa envolveu ainda os professores, na discussão do pinhole como ferramenta pedagógica.

A exposição no Museu da Maré mostrará também nove fotografias dos alunos de escolas públicas, que participaram do projeto em 2008, além dos trabalhos das crianças e jovens da comunidade.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
A exposição “Casinha Daros” será acompanhada de uma série de atividades, como oficinas e visitas agendadas com o Grupo Maré de Histórias, de contadores de histórias. Em parceria com o Observatório de Favelas, através da Escola de Fotógrafos Populares, serão realizadas oficinas de pinhole para turmas de escolas previamente agendadas.

Como desdobramento pedagógico da exposição, haverá encontro com professores, e trocas de experiências educativas entre a equipe de Arte e Educação da Casa Daros e os jovens mediadores do Museu da Maré.

CASA DAROS
A Casa Daros – dirigida por Eugenio Valdés Figueroa e Isabella Rosado Nunes, com a direção geral de Hans-Michael Herzog – ocupa um casarão centenário de quase 11 mil metros quadrados no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio. A Casa Daros pretende acompanhar e promover a arte contemporânea latino-americana no cenário internacional, a partir de exposições, oficinas, residência de artistas, fóruns, seminários, audiovisual dentre outras atividades. A Casa Daros abrigará ainda um auditório e uma biblioteca, em um espaço de discussão independente, aberto a todas as linhas de pensamento.

MUSEU DA MARÉ
O Museu da Maré é o primeiro museu do país localizado dentro de uma favela, e foi criado pela própria comunidade, com o apoio do Ministério da Cultura, através do programa Cultura Viva. Foi inaugurado em 8 de maio de 2006. Seu acervo, em construção permanente, é formado por fotografias, documentos, objetos do cotidiano dos moradores da favela e por documentos e objetos históricos sobre a Maré, pesquisados em arquivos públicos da cidade. Sua exposição permanente é dividida em doze “tempos” não-cronológicos, onde os espaços contam a história dos moradores, imigrantes do Nordeste em sua maioria, e episódios da resistência social das comunidades.


Serviço: “Casinha Daros no Museu da Maré”
Abertura: 08 de novembro de 2008, às 11h
Visitação: até 21 de dezembro de 2008
Casa de Cultura da Maré
Avenida Guilherme Maxwell, 26, Maré (em frente ao Sesi de Bonsucesso; a rua é a primeira após os quartéis da Aeronáutica e do Exército)
Telefones: 3976.8779 e 3868.6748
De segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 10h às 14h
Acesso para deficientes no andar térreo
Entrada franca

Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
21 2286.7926 ou 3285.8687
claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br /
marcos@cwea.com.br

Casa Daros
Célia Abend – Gerente de Comunicação e Eventos
21 2275.0246
celia.abend@casadaros.net

0 Comments:

Post a Comment

<< Home