Tuesday, September 23, 2008

Bienal Argentina de Fotografia Documental: 2 Brasileiros



Bienal Argentina de Fotografia Documental Recebe 2 Brasileiros





Os fotógrafos Milla Jung e Guy Veloso serão os representantes do Brasil na 3ª Bienal Argentina de Fotografia Documental, na cidade de São Miguel de Tucumán, de 8 de outubro a 9 de novembro de 2008.

A curitibana Milla Jung levará a exposição individual “Espaço de Afetos” para a Fundação Vicente Lucci, além de apresentar a conferência “A Fotografia Latino-americana”. Já o paraense Guy Veloso exibirá o projeto “Entre a Fé e a Febre: Retratos” na galeria da Plaza de Almas.

Na série Espaço de afetos Milla Jung busca apreender o gesto essencial de afeto em estado selvagem, como instantâneos de imagens que constituem os homens desde a infância e podem ser reconhecido diante de estímulos exteriores. Subvertendo o uso da fotografia como efeito de real, Milla força a apreensão de sua perspectiva ficcional como linguagem. A questão é compreender de que modo a fotografia, aparato constituído no mito da objetividade, pode dar conta do que está para alem do tangível.
Guy Veloso investiga manifestações religiosas ímpares no interior profundo do Brasil em fotografias em preto e branco tomadas em 8 estados. Descobrimos práticas que remontam à Idade Média, como as confrarias de penitentes que desfilam encapuzados noite à dentro, como o catolicismo laico da população rural em suas peregrinações. A mostra “Entre a Fé e a Febre” já foi exibida no Teatro Nacional de Brasília, passou pelo Museu de Arte Contemporânea de Santiago-Chile, pela fábrica das câmeras Leica em Solms-Alemanha e segue itinerando por diversos países.

Em sua terceira edição, a Bienal concentra a mais de 25 dos mais importantes fotógrafos e editores de seis países sul-americanos engajados no desenvolvimento de una fotografia comprometida com sua realidade e seu tempo. Estão programadas exposições, conferências, projeções, revisões de portfolios e diversos eventos paralelos. A direção é de Julio Pantoja e a produção de Karina Azaretzky e Ariel Bellos.

A Bienal Argentina de Fotografia Documental vai se firmando como um dos maiores festivais no gênero em todo o mundo.

Para saber mais:

www.fotobienal.com.ar

Milla Jung: www.nucleofotografia.com.br e www.escapatórias.com.br

Guy Veloso: www.fotografiadocumental.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home