Renata Barros: Paço Das Artes
TEMPORADA DE PROJETOS DO PAÇO DAS ARTES APRESENTA FOTOGRAFIAS, VÍDEOS, INSTALAÇÕES E PINTURAS DE SEIS ARTISTAS SELECIONADOS
Mostra reúne obras de artistas que discutem a condição nômade pós-moderna, as clausuras urbanas, a violência, o processo de produção artística e os limites entre arte e realidade
A partir de 1º de agosto (sexta-feira), o Paço das Artes realiza a última exposição do ano da Temporada de Projetos, iniciativa da casa que há dez anos destaca a produção artística emergente e os rumos das artes visuais. Nesta exposição, a Temporada traz obras de Henrique Oliveira, Jurandy Valença, Nelson Crespo, Rachel Rosalen, a convidada Renata Barros e Tony Camargo. Em setembro, será lançado o próximo edital da Temporada, com validade para o biênio 2009/2010.
Com a instalação “Relaxe”, Renata Barros questiona a violência e os “aprisionamentos urbanos” em contraste criados com a finalidade de proporcionar a sensação de relaxamento indicada por epidermes de corpos nus em close. Assim, alguns vidros das paredes externas do Paço serão recobertos por fotografias de grades de segurança (plotadas sobre os vidros) que, paradoxalmente, protegem e “encarceram” as artes. Em uma sala, serão expostas ampliações fotográficas (em preto e branco) de janelas, cercas de arame farpado, portas e mais grades, registradas por Renata Barros nos últimos cinco anos. Já cenas típicas da vida nas grandes cidades (em velocidade acelerada) e closes lentos da superfície epitelial (!!!) do corpo humano (mimetizando o ritmo da respiração) se intercalam em um vídeo, exibido em looping. Para completar, os visitantes são convidados a relaxar em confortáveis futons vermelhos.
A artista
Renata Barros: formada pela FAAP, complementou sua formação na universidade Sorbonne (França). Entre seus mestres estão os artistas Vick Machado, Carlos Fajardo, Cássio Michalany, Luiz Paulo Baravelli e Carmella Gross. Freqüentou o Ateliê de Belas Artes de Paris nos anos 80 e, no final da década de 90, mudou-se para a Alemanha após obter bolsa da fundação Heinrich Böll. Atualmente trabalha com vídeo e fotografia. Suas obras já foram expostas em cidades como Buenos Aires, Berlim, Bonn e Paris. Participou de diversas coletivas, como “Poéticas da Natureza”, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (2008), “Soundcheck – in Silence”, no Kunstforum, em Bonn, na Alemanha (2007) e “Contemporains”, nas galerias Sycomore e Eduardo Fernandes de Paris, na França (2007).
Tel: 011 3061 9857
e-mail: renatabarrosarte@terra.com.br
PAÇO DAS ARTES
Criado em 1970, o Paço das Artes é um espaço cultural multidisciplinar, que abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimeios). A instituição estimula a exibição e a reflexão da arte contemporânea nacional e internacional.
SERVIÇO
Temporada de Projetos – Paço das Artes 2007/2008: exposições individuais de Henrique Oliveira, Jurandy Valença, Nelson Crespo, Rachel Rosalen, Renata Barros (artista convidada)e Tony Camargo
Abertura: 1º de agosto (sexta-feira), às 19 horas
Dias e horários de visitação: terças a sextas, das 11h30 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30. Até 21 de setembro (domingo).
Agendamento para visitas monitoradas: (11) 3814-4832 (ramal 04)
Entrada gratuita/Ar condicionado
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01. Cidade Universitária. São Paulo
Tel.: (11) 3814-4832
Site: http://www.pacodasartes.org.br/
0 Comments:
Post a Comment
<< Home