A ERA DOS FESTIVAIS
Fun Music apresenta Exposição de Fotos
“A ERA DOS FESTIVAIS
Curadoria: Zuza Homem de Mello
Abertura dia 1º de Julho na Galeria Paparazzi
O FUN MUSIC 2008
tem como objetivo ser uma plataforma
para o lançamento de novos talentos universitários
tanto na música como nas artes digitais.
O seu portal www.funmusic.com.br,
funciona como um dinâmico ponto de encontro entre organização,
concorrentes e torcidas.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho.
A inspiração vem dos grandes festivais,
por isto o Fun Music organizou uma exposição
com 20 imagens da época,
com curadoria de Zuza Homem de Mello.
A abertura acontece no dia 1º de julho na Galeria Paparazzi,
uma intervenção urbana que pode
ser vista por todos as pessoas que passam pela
Av. Pedroso de Moraes, em São Paulo,
e que fica aberta 24 horas por dia.
As imagens mostram os hoje consagrados
músicos de nossa MBP
no início de suas carreiras.
Entre eles: Roberto Carlos, Wilson Simonal, Elis Regina,
Jair Rodrigues, Os Mutantes, Gilberto Gil,
Chico Buarque, Nara Leão e Edu Lobo entre outros.
“Como entender a rejeição ostensiva à primorosa “Sabiá” de Tom Jobim e Chico Buarque na mesma noite da ovação a “Prá não dizer que não falei de flores” de Geraldo Vandré, uma canção simplificada em 2 acordes? Como perdoar o júri por desclassificar “Eu e a brisa” de Johnny Alf ? Seria uma regressão do gosto popular à música brasileira depois da consagração à requintada Bossa Nova ?
É que o caminho da história nem sempre é o da evolução. A história é construída pelas mudanças.
A canção brasileira começou a mudar pela segunda vez no dia seguinte ao inicio do governo militar de 1964. De 1965 a 1972 as canções que marcaram a música do Brasil tinham sua função determinada pela mensagem dos versos. Quando cantadas, as letras simbolizavam bandeiras e armas que os estudantes sentiam poder empunhar contra o regime, contra uma ditadura. Por isso, às canções-obuses, a apoteose do aplauso e a aclamação que conduzia à vitória. Para as que não contivessem o código, o desprezo, a mais estrondosa vaia, a derrubada.
Na Era dos Festivais as platéias eram formadas em sua maioria pelos universitários sintonizados com o movimento musical que abordava a realidade social brasileira. Tão sintonizados que, ao menor sinal, eram capazes de decodificar nas letras das canções a insatisfação com a ditadura militar, com a impossibilidade de expressar suas idéias, com a liberdade.
Foi na Era dos Festivais que o Brasil inteiro teve pela primeira vez consciência de que sua música popular era algo muito sério. A música de um país inteiro, e não apenas do eixo Rio – São Paulo, chegava às famílias brasileiras diretamente pela televisão, em primeira mão, anunciando a nova safra de compositores inspirados e descendentes da Bossa Nova, é verdade, mas com a personalidade de uma nova canção brasileira. Nascia a MPB.
A Era dos Festivais representa então uma regressão? Não. A música brasileira mudou seu curso e a historia é construída pelas mudanças.”
Zuza Homem de Mello maio / 2008
Serviço
Exposição de Fotos
“A Era dos Festivais”
20 imagens 1,27 x 1,91 m
Curadoria e texto: Zuza Homem de Mello
Produção: Carlos Cirenza
Abertura dia 01/07/2008
Até 02/08/2008
Fotos arquivod o Jornal O Estado de São Paulo
Local: Paparazzi Galeria
Av. Pedroso de Morais, 100
Horário: Aberta 24 horas por dia
Grátis
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