Entre a Fé e a Febre: Retratos, Guy Veloso
Entre a Fé e a Febre: Retratos", de Guy Veloso, agora em Sergipe
Depois de expor na própria Fábrica das câmeras e lentes Leica na Alemanha e no Museu de Arte Contemporânea de Santiago-Chile, a exposição documental do paraense Guy Veloso segue sua itinerãncia pelo Brasil (que incluiu Salvador, Brasília, Belém, Porto Alegre e Goiânia), agora na Galeria J. Inácio, em Aracaju. A produção é da fotógrafa Fatinha Silva.
Nesta mostra, Guy Veloso investiga a busca frenética pelo sagrado em diversas manifestações religiosas no interior profundo do Brasil. O projeto da exposição individual "Entre a Fé e a Febre: Retratos", iniciado em 1998 – e que durou 07 anos –, contou com extensa pesquisa, visitas sistemáticas aos locais investigados (ao todo 08 Estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste) em datas específicas (festas, procissões, romarias), codificação das fotografias no tempo e espaço, além de tomada de depoimentos em vídeo (mais de 80 horas gravadas).
De formação acadêmica em Direito (1991), Guy é fotógrafo desde 1989. Seu trabalho já foi publicado em jornais e revistas nacionais e internacionais. Suas obras compõem os acervos da University of Essex Collection of Latin American Art, Colchester-Inglaterra; Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Casa das 11 Janelas, Belém-PA; Coleção Joaquim Paiva de Fotografia Brasileira Contemporânea entre outros. Guy Veloso é o fotógrafo representante do Brasil em uma série de exposições nos 7 países do Mercado Comum do Cone Sul organizada pela "Red Cultural del Mercosur". Em 2000 e 2006 foi premiado no Salão Arte Pará, promovido pela Fundação Rômulo Maiorana
Em 2005 integra o livro "Fotografia no Brasil, Um olhar das Origens ao Contemporâneo", de Angela Magalhães e Nadja Peregrino. Estas mesmas pesquisadoras ditaram: "As imagens de Guy Veloso surgem permeadas por um grafismo e uma luminosidade laboriosamente trabalhada em preto e branco, evidenciando um apuro técnico e a paixão permanente do autor pela linguagem fotográfica".
Segundo o fotógrafo e pesquisador Orlando Maneschy, "Suas fotos nos conduzem por um país estranho, fascinante e sensual". Já Michel Pinho, fotógrafo e historiador, ressalta "o cuidado na contextualização tanto histórica, através dos textos que acompanham as imagens, como etnográfica, com a conservação e catalogação do material religioso que o autor recebeu de presente de algumas pessoas que fotografou (amuletos, cartas, imagens rústicas de santos, ex-votos, capuzes, chicotes e mortalhas de penitentes etc.) durante as viagens ou depois delas, formando uma verdadeira coleção de ícones da religiosidade rural popular brasileira". "Trata-se de um registro de valor para as futuras gerações", conclui.
Saiba mais do trabalho de Guy Veloso em www.fotografiadocumental.com.br
SERVIÇO:
De 26 de fevereiro a 24 de março de 2008
Endereço: Prolongamento da Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Aracaju-Sergipe Prédio da Biblioteca Pública Epifânio Dória Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (das 8h às 22 h), sábados (das 8h às 12h)
CONTATOS:
Guy Veloso – 8112 9673
Fatinha Silva (produção) 9116 4988 / 3276 7403
0 Comments:
Post a Comment
<< Home