Wednesday, August 02, 2006

Lachapelle: do real ao surreal (e vice versa)


O tema moda, fotografia e Man Ray, me fez lembrar de David Lachapelle, um dos principais fotógrafos da atualidade da moda. Seu trabalho é irreverente e ousado, pois retrata o comportamento e não a moda em si.
No universo fashion o fotógrafo também tem seu destaque e status e Lachapelle fotografa o aparentemente real e surreal (no caso, uma semelhança e diferença com o próprio Man Ray, já que este viveu o próprio movimento surrealista e suas imagens refletem essa época).

Entre os artistas famosos que já passaram por suas lentes estão: Madonna (esta como outros ídolos musicais na década de 80 foi formadora de opinião na identificação da moda jovem), a modelo Naomi Campbell, Cher, Elton John, Leonardo DiCaprio, Uma Thurman, e outros.
Seus trabalhos são publicados nas principais revistas de moda: Harper’s Bazaar, Vogue, Paris Vogue, Vanity Fair. Entre os famosos está a top model Gisele Bündchen no qual publicou um ensaio fotográfico na revista francesa Photo nº 381 de 2001. Este ensaio confere a top model esbanjando uma sensualidade onde aparece em seus sonhos ou em seus fetiches como: carcerária, serpente, bombeira, dentro de um laboratório fotográfico refazendo suas fotos de família (sadomasoquismo) e até como top model.,
Pelas imagens de Lachapelle conferimos o onírico e o contemporâneo na moda, às vezes, de uma forma bizarra, sensual e extravagante.


Por: Célia Mello

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

oi gabi...

a respeito do david lachapelle, acho um dos melhores fotógrafos de moda da atualidade. ele consegue passar uma sensualidade muito forte a ao mesmo tempo brinca com muitos elementos visuais inusitados, o q confere muita personalidade ao trabalho dele. mas em se tratando de irreverência e polemica o meu preferido ainda é o Oliviero Toscani, q fazia as fotos para a Benetton. ousado e corajoso, ele sabia tocar em questões difíceis sem forçar a barra e sem perder o bom humor.

10:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Johnny,
Toscani tem um trabalho maravilhoso, há quem concorde com você... Mesmo assim fica difícil ter uma certa preferência...

8:33 PM  
Blogger Sai Abishek said...

lachapelle is one the best contemporary artists ive seen!

12:03 PM  

Post a Comment

<< Home