Monday, January 30, 2012

FAUNA GALERIA: FÁBULAS E ENCONTROS

LLANA LICHTENSTEIN
SHEILA OLIVEIRA
CLAUDIA JAGUARIBE



Coletiva com Claudia Jaguaribe e mais 6 fotógrafos
abre a programação 2012 da Fauna Galeria

A partir de 9 de fevereiro, com curadoria de Georgia Quintas, Fábulas e Encontros reúne os artistas contemporâneos Claudia Jaguaribe, Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Flávia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira


Memória, encenação e fantasia foram alguns dos temas que a curadora Georgia Quintas utilizou como filtros para selecionar as fotografias de sete artistas contemporâneos para a mostra coletiva Fábulas e Encontros, com Claudia Jaguaribe, Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Flávia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira, que abre a programação da Fauna Galeria para 2012, no dia 9 de fevereiro, quinta-feira.

“São sete olhares que encontram e percebem a potência que a imagem fotográfica possui de criar histórias e contextos que fabulam sobre a representação visual”, diz Georgia Quintas, curadora.

A fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe, representante da geração que, nos anos 1990, se envolveu com as novas tecnologias e o experimentalismo na linguagem, participa com sete trabalhos. Os personagens de Aeroporto (2001), o espaço onírico de Istambul(2009) e a ilusão em camadas de Sala Vermelha (2008) ganham uma edição especial guiada pelo espectro da cor vermelha.

A artista plástica e fotógrafa paulistana Flávia Sammarone apresenta a série Heranças (2008). A partir da memória e de tempos íntimos, o trabalho biográfico familiar exercita a relação da projeção de imagens em ambientes vazios e silenciosos com os universos do sonho e do afeto.

O pernambucano Bruno Vilela apresenta Ofélia (2010), que no campo das fábulas remete à literatura por meio da clássica personagem de Shakespeare. Mundos imaginários são característicos do repertório do artista.

Utilizando a pose e a encenação como princípio de suas formulações narrativas, os trabalhos da fotógrafa paulistana Sheila Oliveira, Flutuações (2011) e Dores da Alma (2010-2011), devolvem a sensação de imagens sonhadas enfim registradas.

Da nova geração, nascidas na década de 1980, as fotógrafas Ana Beatriz Elorza (SP), e Luana Navarro, de Curitiba, apresentam autorretratos em Alegoria da ausência (2011) e Do que sou eu não posso dizer que sou (2010), respectivamente.

Por fim, Ilana Lichtenstein (SP) reflete de forma singela, porém abrupta, o que poderia ser um sonho, um instantâneo ou um simples recuso de entrever a lembrança, em Uma e Outra Erupção (2009-2011).

Sobre a curadora Georgia Quintas - É coordenadora da Pós-graduação em Fotografia da FAAP. Professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica, tem doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialização em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP. Co-autora do site Perspectiva e Olhavê. Autora do livro “Man Ray e a Imagem da Mulher” (2008).

Sobre a Fauna Galeria – Dedicada à arte contemporânea e primeira galeria especializada em fotografia de São Paulo, a Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas tendências, abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010 por Carolina Magano Prado e Patricia Cataldi, já apresentou exposições de André Paoliello, Ruy Teixeira, Tuca Vieira, Carlos Dadoorian, Felipe Russo, Eduardo Muylaert, Jair Lanes, Mariano Klautau, Rodolfo e Adriano Vanni e Alexandre Sequeira.





Exposição coletiva Fábulas e Encontros

Fotografia: Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Claudia Jaguaribe, Flávia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira
Curadoria: Georgia Quintas
Endereço: Fauna Galeria. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470. Telefone: 11 3668 6572
Abertura: 9 de fevereiro de 2012, quinta-feira, 19 horas
Visitação: de 10 de fevereiro a 24 de março de 2012
Horário: Terça a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 11h às 15h.
Entrada: Gratuita
www.faunagaleria.com.br

Informações para a imprensa:
Analu Andrigueti - 11 8919 5695
analu.andri@gmail.com

Juliana Gola – 11 9595-2341
jugola@gmail.com

Tuesday, January 10, 2012

ANTANAS SUTKUS