Thursday, September 15, 2011

Pedro Martinelli - livro na SP-Arte/Foto



Pedro Martinelli lança edição limitada de livro na SP-Arte/Foto
com fotografia assinada pelo artista

Dia 17 de setembro, das 17h30 às 20h, a Terra Virgem Editora através do seu selo
terra virgem edições [limitadas] apresenta 100 exemplares numerados e assinados
pelo autor, sendo 20 deles acompanhados de cópia fotográfica no tamanho 44x55cm

Para amantes da fotografia, colecionadores de obras de arte ou para quem quer adquirir fotografias exclusivas de artistas importantes e a preços acessíveis, a Terra Virgem Editora lança a edição limitada do livro Martinelli, Pedro, da coleção Fotógrafos Viajantes, durante a SP-Arte/Foto, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, dia 17 de setembro, das 17h30 às 20h.

São 100 exemplares apenas, com capa dura e acabamento em tecido, sendo que os 20 primeiros (numerados de 1/100 a 20/100) acompanham uma cópia fotográfica, no tamanho 44 X 55 cm, também numerada e assinada por Pedro Martinelli, e são acondicionados em uma caixa esculpida em madeira com design exclusivo do artista Roque Pereira. O preço de lançamento é de R$ 2.500,00. Os demais 80 exemplares (numerados de 21/100 a 100/100) também são assinados pelo fotógrafo e saem por R$ 190,00 cada.
O livro Martinelli, Pedro reúne 64 imagens feitas durante os 40 anos de carreira de um dos maiores fotógrafos do País, que atuou em grandes jornais e revistas como O Globo (1970 a 1975), Veja (1977-1983) e Editora Abril (1983-1994). A coleção Fotógrafos Viajantes teve início com Pierre Verger (2009), seguido de Cássio Vasconcellos (2010), sendo que o livro deste último também conta com uma edição limitada incluindo cópia fotográfica.

A fotografia intitulada 1º de Maio foi a escolhida para a tiragem limitada. Foi clicada em 1971 no Parque Antártica em São Paulo. No tamanho 44 x 55 cm, as cópias foram impressas em jato de tinta K3 sobre papel Hahnemühle Classic Velour 290g/m2 exclusivamente para a terra virgem edições [limitadas].

“Esta fotografia virou um emblema e foi determinante na minha carreira, pois com ela ganhei o prêmio da revista Realidade e fui pela primeira vez para a Europa, na feira mais importante do setor, a Photokina, na Alemanha”, relembra Pedro, que na época tinha 21 anos e trabalhava na Gazeta Esportiva. “Não tenho o negativo desta imagem. Participei de poucos concursos e decidi não mandar mais os negativos, já que a matriz de um trabalho muitas vezes vale mais do que o prêmio”.
Pedro conta que, na época, a foto foi identificada esteticamente com a pintura Operários, de Tarsila do Amaral (1933). “Era dia 1º de maio e eu já tinha essa foto na cabeça. Esperei o momento exato, o sorveteiro sair do quadro, um torcedor abaixar a bandeira e fiz apenas uma fotografia com o acabamento perfeito”, diz o artista.

Roberto Linsker, da Terra Virgem Editora, é responsável pela escolha e sequência das imagens do livro. “A edição do livro é uma leitura minha, muito particular, sobre a obra do Pedro”, explica o curador.

Com formato de bolso e capa dura, o livro reúne a diversidade da obra de Pedro Martinelli: as paisagens, os índios, o desmatamento e os detalhes da Amazônia que dividem espaço com futebol; políticos, como Lula, Maluf ou Juruna; uma modelo tcheca em Paris, e uma versão “dona de casa” de Sonia Braga, cozinhando em Paraty.

Monday, September 12, 2011

Galeria Virgilio exibe recente produção de Beatriz Toledo e mostra internacional de fotografia

Ville Lenkkeri
Ed Panar
Eric Tabuchi
Eric Tabuchi
Beatriz Toledo
Beatriz Toledo












Galeria Virgilio exibe recente produção de
Beatriz Toledo e mostra internacional de fotografia




Artista apresenta individual Quadro e a coletiva internacional
Humble, silent and unexplainable, com obras do francês Eric Tabuchi,
do norte-americano Ed Panar e do finlandês Ville Lenkkeri.
Abertura no dia 13 de setembro, às 20 horas


A artista Beatriz Toledo apresenta duas mostras paralelas na Galeria Virgilio, em São Paulo: Quadro, sua terceira exposição individual, e Humble, silent and unexplainable, em que reúne trabalhos de três artistas internacionais, o francês Eric Tabuchi, o americano Ed Panar e o finlandês Ville Lenkkeri.

Humble, silent and unexplainable apresenta artistas que seguem o mesmo protocolo: andar com uma câmera na mão e ir tirando fotografias ao acaso. Suas obras parecem esbarrar num caráter de “registro imediato”. Mas suas séries se constituem não pela escolha prévia de um tema, e sim pela organização posterior dessas imagens que eles vão colecionando. Desde animais até cenas e coisas encontradas em estradas ou em museus de história natural, suas obras se descolam da “imediatez” do encontro com as coisas e passam a buscar associações muito particulares entre as imagens. Se deixando passar por meros registros de instantes sem importância, esses trabalhos parecem lembrar o pensamento de Walker Evans, que declara que um artista “pode operar dentro de uma definição e se divertir enganando o público. Muitas vezes estou fazendo uma coisa enquanto as pessoas pensam que estou fazendo outra.”

Em Quadro, Beatriz Toledo questiona o estatuto da imagem fotográfica. Em um ambiente museográfico forjado, são mostradas oito fotografias dispostas em tableaux como aqueles vistos em museus como o Louvre ou o D’Orsay. Optando por esta forma expositiva, a artista abre mão de simplesmente mostrar suas fotografias mais recentes, para propor um modo de pensá-las no contexto da arte contemporânea. Em Quadro, aqueles oito tableaux traduzem uma questão antiga: o que é uma imagem bela?

Biografia breve dos artistas

Beatriz Toledo nasceu em 1979, em São Paulo. É formada em artes plásticas pela Escola Comunicações e Artes na USP. Em 2007, fez uma residência na École Nationale Superièure de la Photographie em Arles, França. Expôs em espaços como o Centro Maria Antônia, o MAC-USP e a Galeria Virgílio. Durante três anos trabalhou como fotojornalista para o jornal Folha de São Paulo e deu aulas em espaços como o CCSP e o SESC. Atualmente, vive e trabalha em Paris, onde faz mestrado em Fotografia e Arte Contemporânea.

Ed Panar nasceu em Johnstown, Pensilvânia - EUA, em 1976. Completou seu mestrado na Cranbrook Academy of Art em Bloomfield Hills, Michigan, e, dentre suas recentes publicações, destacam-se Animals That Saw Me (The Ice Plant), Same Difference (Gottlund Verlag) e Golden Palms (J&L Books). Possui trabalho na coleção permanente do Museum of Contemporary Photography em Chicago e foi incluído no Midwest Photographers Project de 2005-2009. Em 2007, recebeu uma bolsa do Pennsylvania Council on the Arts. Atualmente, vive e trabalha em Pittsburgh, Pensilvânia.

Descendente de japoneses e dinamarqueses, Eric Tabuchi nasceu em 1960, em Paris, cidade em que vive e trabalha atualmente. Além de ter sido ídolo pop da cena musical francesa dos anos 80, formou-se em arquitetura, metiér no qual atua até hoje. Tornou-se artista visual no fim dos anos 90, quando começou a expor em instituições como a Fondation Cartier pour l’Art Contemporain e o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. No decorrer dos anos 2000, seu trabalho ganha projeção internacional, exibindo-se em países como Canadá, Coreia, Nova York e Bélgica. Na mesma década, Tabuchi realiza diversas exposições individuais, dentre as quais se destacam Reseve Naturelle no Palais de Tokyo, em Paris, e Mini Golf, na galeria La Chambre em Strasbourg, também na França.

Ville Lenkkeri nasceu em Oulu, na Finlândia, em 1972. Estudou Fotografia e Cinema na Academia de Artes Performática (FAMU), em Praga. É mestre em Artes Visuais e Fotografia pela University of Art and Design in Helsinki (UIAH/Taik), famosa por formar grande parte dos fotógrafos que integram a Helsinki School. Em 2005, Lenkkeri muda-se para Estocolmo, onde vive e trabalha até hoje. O artista participou de várias exposições nacionais e internacionais, dentre as quais descata-se a individual Reality in the Making, de 2007, que foi exposta em seis versões: na SynArt Gallery em Frankfurt, Villa Oppenheim, em Berlim, Pole Image, em Rouen, Peter Lav Photo Gallery, em Copenhagen, Korjaamo, em Helsinki, e Finlands Institutet, em Estocolmo.

Serviço:

Eventos: exposição individual Quadro da artista Beatriz Toledo; e exposição coletiva Humble, silent and unexplainable, dos artistas Eric Tabuchi, Ed Panar e Ville Lenkkeri
Abertura: 13 de setembro, terça-feira, a partir das 20 horas
Período expositivo: de 14 de setembro a 08 de outubro de 2011

Local: Galeria Virgilio
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426
CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo - SP
Telefone: (55 11) 2373 2999
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17h
Entrada livre e franca
www.galeriavirgilio.com.br

Informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi
www.adelantecultural.com.br
dgiorgi@uol.com.br
MSN: deciogiorgi@yahoo.com.br
Tel.: (55 11) 3589 6212 / 8255 3338 (cel.)

Sunday, September 11, 2011

Pparalelo ]LATITUDE 22[ Monitoria espontânea

Tuesday, September 06, 2011

Coletiva Cosmocopa

Fauna Galeria: Ruy Teixeira




Fauna Galeria realiza exposição inédita do fotógrafo Ruy Teixeira

Artista radicado na Itália apresenta Signografias, de 07.09 a 15.10, com curadoria de Lenora de Barros

A exposição Signografias, que o fotógrafo Ruy Teixeira apresenta na Galeria Fauna, em São Paulo, a partir de 07.09, reúne 19 imagens escolhidas entre 600 fotos realizadas nos últimos dez anos. A exposição, com curadoria de Lenora de Barros, traz imagens em que o artista transforma o significado real em traço fotográfico, dando outros sentidos para as cenas.

Essa é a primeira vez que o fotógrafo reúne e expõe essas imagens. As fotografias foram feitas pelo artista durante as diversas viagens que ele fez pela Itália, Estados Unidos, Alemanha, Marrocos, França, Inglaterra e também pelo Brasil, “porém não representam os lugares e sim a minha procura pela forma e conteúdo que as ligam”, conta Teixeira.

“O resultado é uma forte convergência gráfica, com uma sensação de vazio, silêncio e contemplação. Ao expor essas fotografias, abro a minha caixa de segredos do porquê olho com atenção para algo que pode parecer banal mas que capturado passa a ter vida e significado próprios” conclui o fotógrafo. Ampliadas nos formatos 120 x 90 cm e 60 x 40 cm, as obras estarão à venda na Fauna Galeria.

Sobre Ruy Teixeira – Paulistano, trocou a faculdade de Engenharia por um ano em Londres, onde assumiu que seria fotógrafo. Como fotojornalista, trabalhou para revistas como IstoÉ, Visão e Veja. Depois, surgiu o interesse por revistas de moda. Vive na Itália há 25 anos, onde cobriu desfiles por dez anos em Milão, Londres e Paris, e descobriu o fascínio por ideias da moda, do design, da arquitetura, das pessoas. Atualmente colabora com publicações como Case da Abitare, Wish Casa, Elle Décor Italia, França e Inglaterra; Vogue Alemanha, Casa Vogue Brasil, Wallpaper etc. Entre os clientes comerciais, estão Kartell, Dolce & Gabbana, Cassina, Conran Shop, Etro, Pomellato, Yamamay, Carpisa, Coin e Natuzzi.


No Brasil, fotografou projetos de personalidades como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Mario Cravo Neto, Irmãos Campana, Caetano Veloso, entre outros, e principalmente Geraldo de Barros, que considera seu maior mestre. Em 2005, realizou uma exposição em homenagem ao idealizador do grupo de designers Memphis, Ettore Sottsass. Em 2009, fotografou a mostra “Grandi Legni”, de Andrea Branzi, na Galeria Alaya em Paris, e também outros importantes arquitetos e artistas como Michele de Lucchi, Design Academy di Eindhoven, Gaetano Pesce, Patricia Urquiola, Jean Nouvele, Jean Paul Gaultier, Ilse Crawford, Souhed Nemlaghi, Minotti, Marcel Wanders e Fernando Botero. Mais informações: www.ruyteixeira.com

Sobre a Fauna Galeria – Dedicada à arte contemporânea e primeira galeria especializada em fotografia de São Paulo, a Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas tendências, abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010 por Carolina Magano Prado e Patricia Cataldi, já apresentou exposições de Tuca Vieira, Carlos Dadoorian, Felipe Russo, Eduardo Muylaert, Jair Lanes, Mariano Klautau, Rodolfo Vanni e Alexandre Sequeira.



Exposição Signografias
Fotógrafo: Ruy Teixeira
Curadoria: Lenora de Barros
Endereço: Fauna Galeria. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470. Telefone: 11 3668 6572
Abertura: 07.09, às 17h
Data: de 07.09 a 15.10
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábados das 11h às 15h

Entrada: Gratuita
WWW.faunagaleria.com.br


Informações para a imprensa:
Analu Andrigueti - 11 8919 5695
Marina Rossi - 11 6333 5552
assessoriafauna@gmail.com

Thursday, September 01, 2011

Primeiro Círio

Memória
Reunir, selecionar, organizar e compartilhar leituras a partir dessas lembranças/imagens é o objetivo da Mostra “Meu Primeiro Círio II” a ser inaugurada no mês de outubro pelo Centro Cultural SESC Boulevard. A participação nesse evento é aberta a qualquer pessoa, sejam fotógrafos amadores ou profissionais, pesquisadores e turistas, brasileiros ou estrangeiros.
A Mostra “Meu Primeiro Círio II” integra o projeto “Círio de Memórias”, que foi criado com a finalidade de apresentar anualmente diferentes versões sobre a cultura do Círio, tratada por diferentes linguagens e disciplinas. O objetivo do projeto é propiciar a leitura crítica como forma de estimular a prática da preservação e valorização da memória como bem cultural de responsabilidade coletiva.



Primeiro Círio
Uma experiência inesquecível: essa é a sensação que fica na lembrança de quem vivencia a festa do Círio de Nazaré pela primeira vez. Além dos elementos da tradição religiosa, a festa do Círio reúne outros bens materiais e imateriais, compondo um autêntico retrato da cultura amazônica paraense. Por isso, todos que dela participam, sejam eles devotos, curiosos, estudiosos ou turistas, produzem, direta ou indiretamente, registros em imagens desses momentos que acabam guardados na intimidade dos álbuns de fotografias.

Como participar da seleção
Os interessados podem se inscrever com até 06 imagens representativas do tema, levando-as diretamente no SESC Boulevard ou enviá-las como arquivo anexo para sescboulevard@gmail.com. As imagens devem ser identificadas com o nome do autor ou do acervo (quando pertencentes a álbuns pessoais ou de família, cuja autoria seja desconhecida), bem como o local e ano do registro.
Os interessados em inscrever imagens de acervos que necessitem de auxílio para digitalização podem solicitar o apoio técnico de uma equipe do SESC Boulevard, constituída especialmente para esse fim, que fará o escaneamento. Para que isso se produza é necessário fazer um cadastro e agendamento prévio por telefone ou email e marcar dia e horário para visita. Uma cópia do arquivo digitalizado e tratado dessas imagens será disponibilizada para o seu proprietário.

SERVIÇO:
“Meu Primeiro Círio” – Mostra de Fotografias
Período de Inscrição: até 20 de setembro
Horário de atendimento: 10h às 19h, de terça à sabado
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Ou por email: sescboulevard@gmail.com
Mais informações:
(91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
(91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)
Email: fecomercio.sesc.senac@gmail.com ou sescboulevard@gmail.com

Sugerimos aos interessados em participar dos eventos em questão que se informem junto à(s) intituição(ções) envolvida(as).